Semae lança novo site com nova marca

Ação faz parte da nova identidade da gestão atual

Acontece amanhã, 1º/02, o lançamento do novo site com novo logotipo do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). A ação faz parte da nova identidade da gestão atual. No primeiro momento, o site será apresentado a todos os diretores e chefes da autarquia, no auditório do Museu da Água.

De cara nova, o site traz uma proposta de modernidade e inclusão com acessibilidade em libras. Além dos links de serviços já existentes, foram adicionadas novas opções de serviços como: canal de denúncia, pesquisa de satisfação, alteração cadastral, padrões de instalações dos hidrômetros, contatos dos gestores, página do Museu da Água e página do Aquário Municipal. No link Abastecimento, é possível acompanhar todos os serviços de vazamento e falta de água registrados nas últimas 24 horas, tornando público algo que possa interferir no abastecimento, de forma transparente.

"Todo o processo de desenvolvimento do site foi interno, por meio dos servidores da DTI (Divisão de Tecnologia da Informação), desde a prospecção de modelos com design atual e funcional, até a programação e codificação, sempre com ferramentas gratuitas. O novo site é responsivo, ou seja, utilizável também em dispositivos móveis. Cabe frisar que a atualização do site sempre esteve no escopo da DTI, mas só foi possível com o incremento de profissionais na equipe, viabilizados pela nova Administração", explicou José Odivaldo Chitolina Junior, chefe da Divisão de Tecnologia da Informação do Semae.

Com uma proposta mais moderna, porém, mantendo a sobriedade na apresentação, a nova identidade do Semae forma-se do tradicional conjunto: símbolo + logotipo. A espessura do símbolo e da tipografia foi projetada de forma a preservar sua legibilidade, mesmo na redução ou quando associada a outras marcas.

Cumprindo um primeiro objetivo, o uso do "s" como base do símbolo confere pregnância à marca, facilitando sua assimilação por parte do público. A simetria das formas, bem como os triângulos internos na contraforma sugerem equilíbrio, característica presente, fisicamente, no tratamento da água e também no modelo de gestão da autarquia.

A convergência das formas, nas cores azul e verde, sugere a inter-relação dos elementos água e ambiente. As cores, que também se comunicam, nos dias atuais, com o conceito de vida saudável, foram extraídas dos tons presentes no brasão da cidade de Piracicaba.

As formas das extremidades (inferior esquerda e superior direita) do "s" conferem movimento e dinamismo ao símbolo, traduzindo o caráter evolutivo da marca Semae e sua preocupação em cuidar do futuro do piracicabano.

De acordo com Mauricio André Marques de Oliveira, a necessidade de uma nova identidade da autarquia já estava nos projetos da nova gestão. "O momento é de mudança, nossas equipes trabalham 24 horas por dia a fim de prestar um bom serviço, apesar de todas as dificuldades, é preciso que os servidores, bem como, os munícipes saibam que além do novo site, é uma nova marca, um novo tempo", declarou o presidente.

31/01/22 15h54 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA