Tanquinho recebe a primeira edição do Pira nos Bairros de 2024 no sábado, 03/02

Ação será realizada na Escola Municipal Professora Ada Buselli Neme, das 9h às 13h

A 12ª edição do programa Pira nos Bairros e a primeira de 2024 acontece no próximo sábado, 03/02, levando serviços gratuitos da Prefeitura para o bairro Tanquinho. A ação vai ser realizada na Escola Municipal Professora Ada Buselli Neme, localizada na rua Américo Faganello, 155, das 9h às 13h. A ação reúne em um único lugar e de forma simultânea diversos serviços oferecidos pelo Executivo, abrangendo todas as secretarias municipais.

Entre os serviços oferecidos, os moradores podem consultar e parcelar débitos, como IPTU e taxas municipais (Secretaria de Finanças), informações sobre serviços e programas da Assistência Social, além de atualização do Cadastro Único (Smads).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) vai fazer no local cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, além de orientações sobre o Banco do Povo, MEI e sobre formalização de ambulantes. Também é possível fazer a emissão do cartão de transporte coletivo ou específicos para idosos e PCD’s.

As crianças podem aproveitar as atividades oferecidas pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), como pintura facial, recreação com personagens infantis e atividades circenses. A banda Máfia do Jazz também se apresenta na escola durante a ação. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) oferece ainda atividades esportivas, brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce.

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) fornecerá informações sobre a Tarifa Social, consultas e também será possível fazer notificações de vazamentos, atualização de cadastros, levantamento de débitos, entre outros serviços.

SAÚDE - A Secretaria Municipal de Saúde leva para o bairro diversos serviços e atendimentos para a população, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite; avaliação antropométrica (peso e altura) e orientações sobre alimentação e segurança alimentar.

Os moradores podem ainda se imunizar contra a covid-19 (Bivalente) e influenza. No setor de odontologia, haverá orientação sobre saúde bucal e atendimento para rastreio de lesões bucais. A Clínica de Olhos, parceira do Pira nos Bairros, faz testes de visão e avaliação de retina.

PETS E SAÚDE ANIMAL - Os moradores que precisam atualizar a vacinação dos animais de estimação podem contar com este serviço durante a ação. O Núcleo de Bem-Estar Animal (NBA) vai fazer a imunização contra raiva para cães e gatos, além de agendamento de castração (a ser realizada no NBA) e orientação veterinária pelo Consultório Itinerante.

O Centro de Zoonoses também oferece orientações de saúde sobre animais sinantrópicos (escorpião, aranha, barata, pombo, morcego, carrapato, rato e mosquito Aedes Aegypti).

Durante a ação, a Guarda Civil também faz a apresentação do canil e Setor de Direito Animal.

PARCEIROS - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que participa do programa em parceria com a Prefeitura, faz atendimentos e orientação jurídica durante a ação. O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) também oferece orientação sobre cursos técnicos e profissionalizantes.

Outro parceiro do programa, o Memorial Metropolitano, vai oferecer cortes de cabelo e manicure para a população.

SERVIÇO - 12ª edição do Pira nos Bairros. Sábado, 03/02, na Escola Municipal Professora Ada Buselli Neme, rua Américo Faganello, 155, Tanquinho, das 9h às 13h.

01/02/24 11h42 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO