Pira nos Bairros faz 866 atendimentos em sua edição no bairro Tanquinho

Primeira ação de 2024 aconteceu na Escola Municipal Professora Ada Buselli Neme

O primeiro Pira nos Bairros de 2024 aconteceu no último sábado, 03/02, no bairro Tanquinho. Realizada pela Prefeitura de Piracicaba, a 12ª edição atendeu 866 pessoas na Escola Municipal Professora Ada Buselli Neme. A ação reúne de forma simultânea e em um único lugar diversos serviços gratuitos oferecidos pelo Executivo.

A escola foi escolhida para receber a primeira edição do programa este ano por ter sido ganhadora do Prêmio Nacional Liga STEAM 2023. Entre três categorias, a unidade venceu na de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, selecionada entre 10 escolas no país todo com um projeto de desobstrução do ribeirão Guamium, que passa próximo à escola, no bairro Tanquinho. Com o prêmio, a unidade vai receber uma brinquedoteca que será instalada pela Fundação Arcellor Mital, com investimento de R$ 350 mil.

O prefeito Luciano Almeida destacou a importância do projeto Pira nos Bairros tanto para levar serviços que muitas vezes os moradores não têm tempo de fazer pelo horário de trabalho, como também levar a comunidade para dentro das escolas e conhecer o trabalho que é feito na educação e também pelas unidades.

"Pra nós [a Escola Prof. Ada Buselli Neme] é referência em todo o sistema de ensino nosso, esse exemplo que a escola dá [do prêmio]. E já que é um exemplo, eu não posso deixar de dar um presente. Vocês foram a primeira escola integral nossa, vocês foram a primeira a receber os uniformes e vocês vão ser a primeira a receber todos os cursos do Senac no contraturno da escola integral", anunciou o prefeito.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a realização de atividades educacionais voltadas para as artes, danças, teatro, música, artesanato e reciclagem. A iniciativa irá beneficiar este ano mais de 1.200 alunos matriculados nas 18 escolas que atendem o período integral na Rede Municipal de Ensino com oficinas realizadas nos contraturnos das unidades.

"Uma escola importante pra gente, alunos da zona rural de Piracicaba, sem qualquer distinção, recebendo os melhores projetos, os melhores investimentos, nós temos aqui com toda certeza uma das melhores escolas da nossa rede", afirmou Bruno Roza, secretário de Educação.

"Nós ganhamos em primeiro lugar nacional [o prêmio Liga Steam], uma escola pequena e rural, pra gente foi um orgulho muito grande. E esse Pira nos Bairros veio trazer pra gente também uma outra visibilidade, porque muita gente não conhecia a escola", comenta a diretora da unidade, Fernanda Grisotto.

ATENDIMENTOS - O Pira nos Bairros contou com diversos serviços, como testes e exames de visão e glicemia, cadastro de currículos e vagas de emprego e vacinas, parcelamento de débitos municipais, credenciamento para o transporte público e cartão Pira Cidadão, vacinação de pets - um dos serviços que teve mais atendimentos na edição - além de atividades esportivas, culturais e de recreação.

Dona Aparecida Lopes, de 68 anos, mora em um sítio próximo ao bairro de Tanquinho e andou dois quilômetros a pé para participar do Pira nos Bairros. Acompanhada das netas, ela aproveitou para fazer o cartão Pira Cidadão e aferir a pressão arterial, já que tem pressão alta.

Ao ver que a ação também estava oferecendo corte de cabelo, aproveitou para também usar o serviço. "Eu não sabia que estava cortando cabelo, minhas netas que me falaram, aí eu voltei pra fazer. Fazia mais de ano que eu não cortava o cabelo, aí eu vim correndo", conta.

Joelma Cristina Eufrásio mora na rua paralela à escola e durante a semana trabalha fazendo a limpeza da unidade, mas muitas vezes não consegue tempo para fazer os serviços oferecidos na ação.

"É a primeira vez que participo e gostei muito, tem muita atividade que ajuda muito a comunidade. Esse cartão mesmo veio em boa hora, e eu acabei fazendo o meu, fiz também o teste de visão, meus filhos todos fizeram. É muito difícil horário pra você sair [do trabalho], horário de ônibus, então foi muito bom."

Participaram ainda da cerimônia os secretários Tássia Espego, de Governo (SemGov); Nancy Thame, de Agricultura (Sema), Reinaldo Pousa, de Transportes Internos (Semutri); Jane Franco, de Trânsito e Transportes (Semuttran); Euclidia Fioravanti, de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), Andréa Almeida, o subsecretário de Saúde (SMS), Augusto Muzilli Júnior; o diretor do Centro de Comunicação Social, Thiago Marquezin; e o diretor da Rádio Educativa, Antônio Carlos Bonassi, além dos vereadores Josef Borges, Thiago Ribeiro e Paulo Camolesi.

07/02/24 13h11 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO