Pira nos Bairros chega ao Jardim Costa Rica neste sábado, 24/02

Além dos serviços da Prefeitura, região também terá atividades especiais voltadas ao combate à dengue

Amanhã, 24/02, é a vez da região do Jardim Costa Rica receber as ações do programa Pira nos Bairros. A segunda ação do ano acontecerá na Escola Municipal João Oriani, localizada na rua Vaticano, 502, das 9h às 13h. Além de reunir em um único lugar e de forma simultânea diversos serviços oferecidos pelo Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais, desta vez a ação terá foco especial no combate à dengue.

A intensificação deste trabalho se faz necessária uma vez que todas as cidades da Região Metropolitana de Piracicaba estão sendo acometidas pelo crescimento dos casos confirmados de dengue, o que tem preocupado as autoridades em saúde municipal, estadual e federal. Na oportunidade, ações de prevenção, orientação e educação acontecerão como importantes aliados na eliminação dos criadouros e afastar os riscos que a dengue traz à população. Cabe destacar que esta programação integra ação regional de combate à dengue promovida pela EPTV, emissora filiada a Rede Globo.

Além do combate à dengue, diversos outros serviços serão oferecidos à população. Os moradores podem consultar e parcelar débitos, como IPTU e taxas municipais (Secretaria de Finanças), informações sobre serviços e programas da Assistência Social, além de atualização do Cadastro Único (Smads).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) vai fazer no local cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, além de orientações sobre o Banco do Povo, MEI e sobre formalização de ambulantes. Também é possível fazer a emissão do cartão de transporte coletivo ou específicos para idosos e PCD�s.

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) fornecerá informações sobre a Tarifa Social, consultas e também será possível fazer notificações de vazamentos, atualização de cadastros, levantamento de débitos, entre outros serviços.

As crianças podem aproveitar as atividades oferecidas pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), como pintura facial, recreação com personagens infantis e atividades circenses. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) oferece ainda atividades esportivas, brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce.

Durante a ação, a Guarda Civil também faz a apresentação do canil e Setor de Direito Animal.

SAÚDE - A Secretaria Municipal de Saúde também levará diversos serviços e atendimentos para a população como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite; avaliação antropométrica (peso e altura) e orientações sobre alimentação e segurança alimentar, vacinação contra a gripe (influenza) e a Covid-19 (Bivalente). No setor de odontologia, haverá orientação sobre saúde bucal e atendimento para rastreio de lesões bucais. A Clínica de Olhos fará testes de visão e avaliação de retina.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também oferece orientações de saúde sobre animais sinantrópicos (escorpião, aranha, barata, pombo, morcego, carrapato, rato e mosquito Aedes Aegypti).

PETS E SAÚDE ANIMAL - Os moradores que precisam atualizar a vacinação dos animais de estimação podem contar com este serviço durante a ação. Em parceria com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) o Núcleo de Bem-Estar Animal (NBA) vai fazer a imunização de cães e gatos com a vacina polivalente (V10), além de agendamento de castração (a ser realizada no NBA) e orientação veterinária pelo Consultório Itinerante.

PARCEIROS - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que participa do programa em parceria com a Prefeitura, faz atendimentos e orientação jurídica durante a ação. O Memorial Metropolitano vai oferecer cortes de cabelo, manicure e design de sobrancelhas para a população.

SERVIÇO - 13ª edição do Pira nos Bairros. Amanhã, sábado, 24/02, na Escola Municipal João Oriani, à rua Vaticano, 502, das 9h às 13h. Gratuito.

23/02/24 18h19 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO