Pira nos Bairros faz mais de 1.300 atendimentos no Jardim Costa Rica

Ação aconteceu na Escola Municipal João Oriani e também teve entrega de uniformes para alunos da rede e atividades com foco no combate à dengue

O segundo Pira nos Bairros de 2024 aconteceu no último sábado, 24/02, no bairro Jardim Costa Rica. Realizada pela Prefeitura de Piracicaba, a 13ª edição atendeu 1.386 pessoas na Escola Municipal João Oriani. A ação reúne de forma simultânea, em um único lugar, diversos serviços gratuitos oferecidos pelo Executivo.

Na oportunidade, além de ações especiais de orientação e educação para o combate à dengue, a escola recebeu solenidade oficial de entrega da reforma da unidade, com a presença de autoridades locais e população do entorno, bem como marcou a entrega dos uniformes escolares para os alunos desta unidade municipal de ensino.

O prefeito Luciano Almeida destacou a importância do projeto Pira nos Bairros tanto para levar serviços que muitas vezes os moradores não têm tempo de fazer pelo horário de trabalho, como também levar a comunidade para dentro das escolas e conhecer o trabalho que é feito na educação e também pelas unidades.

?Estou muito feliz em atender esta solicitação da comunidade com a reforma da unidade e, aliado a isso, poder promover uma ação onde todos os serviços da Prefeitura estão à disposição de todos vocês. Lembrem-se, esta unidade escolar não é do prefeito ou do secretário, é de vocês que moram nesta região, portanto, vocês devem cuidar e usar este espaço da melhor forma possível sempre contanto com o nosso apoio. Vamos continuar investindo e ofertando um ensino igual e, por que não, superior ao de uma rede particular. Aqui em Piracicaba estamos conseguindo fazer isso e, poder entregar uniformes pelo segundo ano consecutivo aos alunos é uma forma de mostrar isso?, enfatizou o prefeito.

?Não vamos parar de melhorar e ampliar a oferta de um ensino justo e de qualidade a nossa população. Estamos mantendo o sistema de ensino Poliedro na rede, estamos reformando todas as escolas, entregando uniformes, instalando equipamentos modernos de ensino para modernizar o atendimento aos estudantes. Esse é o foco dessa administração, melhorar cada dia mais a Educação Municipal?, afirmou Bruno Roza, secretário de Educação.

A diretora da unidade, Vivian Gonçalves Cláudio Rodarte, também agradeceu tudo o que está sendo feito pela unidade do Jardim Costa Rica e também para o ensino municipal piracicabano. ?Este evento é especial para nós já que esta reforma era um pedido de longa data da comunidade escolar e também pela população. Agradecemos o comprometimento com a melhora do ensino da cidade, principalmente, por dar melhores condições de trabalho para os educadores e equipes das escolas?, comentou.

ATENDIMENTOS - O Pira nos Bairros contou com diversos serviços, como testes e exames de visão e glicemia, cadastro de currículos e vagas de emprego e vacinas, parcelamento de débitos municipais, credenciamento para o transporte público e cartão Pira Cidadão, vacinação de pets ? com o imunizante V10 ? em parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), atividades esportivas, culturais e de recreação, além de ações educativas e orientativas sobre a dengue realizadas pelas equipes do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), vinculado à Secretaria de Saúde.

Conceição Silva Rozada, de 62 anos, foi uma das primeiras a chegar à escola. Segundo ela, a preocupação estava em combater a dengue. ?Vim aqui para obter informações importantes sobre a dengue para poder orientar minha família e meus vizinhos. Tem muita gente ficando doente e não estou feliz com isso. Fui muito bem orientada quanto a prevenção e os cuidados caso fique doente. Espero que a população também colabore com isso?, afirmou ela que também aproveitou a oportunidade para atualizar seu cadastro junto à Secretaria de Saúde, por meio do Cartão Pira Cidadão.

Daiane de Oliveira, de 27 anos, também participou do evento com toda a família. ?Estamos todos aqui, meu marido e nossos dois filhos e nosso cãozinho o Lucky, que veio tomar a dose da vacina V10?, afirmou. Seu marido, Joseildo Santos (35) e os filhos João Lucas (8) e Joaquim (4), acompanharam a vacinação de Lucky e logo foram visitar as ações oferecidas pela Prefeitura. ?As crianças estão ansiosas para brincar, se divertir. Além disso, vamos aproveitar e conhecer os serviços oferecidos aqui e tirar dúvidas. Trazer esta atividade para nosso bairro num final de semana ajuda muito, pois a correria da semana às vezes nos impede de fazer isso. Vamos aproveitar!?, apontou Joseildo.

Participaram ainda da cerimônia os secretários Tássia Espego, de Governo (SemGov); Jane Franco, de Trânsito e Transportes (Semuttran); Euclidia Fioravanti, de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), o secretário de Saúde (SMS), Augusto Muzilli Júnior; o diretor do Centro de Comunicação Social, Thiago Marquezin; Andrea Ribeiro Gomes, de Habitação e Gestão Territorial (Semughet); Juliana Baccarin, chefe de Gabinete; além dos vereadores Josef Borges, Thiago Ribeiro e Paulo Camolesi.

26/02/24 17h53 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO