Glebas Califórnia recebe o 14º Pira nos Bairros no sábado, 09/03

Iniciativa reúne serviços totalmente gratuitos das secretarias municipais

A região do bairro Glebas Califórnia recebe no próximo sábado, 9/03, a 14ª edição do programa Pira nos Bairros, que acontecerá das 9h às 13h, na Escola Municipal Prof. Ilda Jenny Stolf Nogueira, situada na avenida dos Marins, 110. A iniciativa reúne serviços totalmente gratuitos das secretarias municipais para acesso do cidadão em um único lugar, abragendo vacinação, cadastro em vagas de emprego e cursos de qualificação profissional, entre outros.

Na ocasião, os moradores também têm a possibilidade de consultar e parcelar débitos, como IPTU e taxas municipais (Secretaria de Finanças), informações sobre serviços e programas da Assistência Social, além de atualização do Cadastro Único (Smads).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) oferece, ainda, orientações sobre o Banco do Povo, MEI e formalização de ambulantes. Também é possível fazer a emissão do cartão de transporte coletivo ou específicos para idosos e PCD’s.

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) fornece informações sobre a Tarifa Social, consultas e também é possível fazer notificações de vazamentos e atualização de cadastros. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que participa do programa em parceria com a Prefeitura, faz atendimentos e orientação jurídica durante a ação; e o Memorial Metropolitano oferece corte de cabelo, manicure e design de sobrancelhas.

LAZER – Para lazer, o público pode aproveitar as ações oferecidas pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), como pintura facial, recreação com personagens infantis e atividades circenses, e da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), com brinquedos infláveis, além de pipoca e algodão-doce. E a Guarda Civil faz apresentação do canil.

SAÚDE – A Secretaria Municipal de Saúde também leva diversos serviços e atendimentos para a população, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, bem como orientações sobre alimentação e segurança alimentar e vacinação contra a Covid-19 (Bivalente). No setor de odontologia há orientação sobre saúde bucal e atendimento para rastreio de lesões bucais. A Clínica de Olhos disponibiliza testes de visão e avaliação de retina.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também oferece orientações de saúde sobre animais sinantrópicos (escorpião, aranha, barata, pombo, morcego, carrapato, rato e mosquito Aedes Aegypti).

PETS E SAÚDE ANIMAL – Os moradores que precisam atualizar a vacinação dos animais de estimação podem contar com este serviço durante o Pira nos Bairros. Em parceria com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), o Núcleo de Bem-Estar Animal (NBA) faz a imunização de cães e gatos com a vacina polivalente (V10), além de agendamento de castração e orientação veterinária pelo Consultório Itinerante.

SERVIÇO – 14º Pira nos Bairros. Sábado, 9/03, das 9h às 13h, na Escola Municipal Prof. Ilda Jenny Stolf Nogueira (avenida dos Marins, 110, Glebas Califórnia). Gratuito.

06/03/24 17h34 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO