Pira nos Bairros realiza mais de 1.200 atendimentos no bairro Glebas Califórnia

Além de vacinação para os pets e ações especiais de orientação e educação para o combate à dengue, houve a solenidade oficial de entrega da reforma da unidade

A 14ª edição do Pira nos Bairros aconteceu no último sábado, 09/03, no bairro Glebas Califórnia. Realizada pela Prefeitura de Piracicaba, a ação ocorreu na Escola Municipal Prof.ª Ilda Jenny Stolf Nogueira e realizou 1.268 atendimentos no total, para diversos serviços gratuitos oferecidos pelo Executivo.

Na oportunidade, além de vacinação para os pets, ações especiais de orientação e educação para o combate à dengue, a escola recebeu solenidade oficial de entrega da reforma da unidade, com a presença de autoridades locais e população. Os pais e a comunidade presente também prestigiaram apresentações de dança de projetos da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e de estudantes da unidade.

O prefeito Luciano Almeida destacou que a gestão irá continuar investindo e oferecendo uma educação igual ou até superior a de instituições particulares. "Eu já tinha vindo nessa escola antes da reforma e hoje pude constatar que realmente trouxe melhorias significativas. Encaramos isso como um desafio constante, e vamos continuar trabalhando para deixar o ambiente das escolas cada vez mais acolhedor para os nossos estudantes."

"Gostaria de destacar o dedicado trabalho dos servidores e da equipe da escola. Sem o esforço e comprometimento de cada um, não teríamos alcançado os resultados positivos que vemos hoje. É inspirador testemunhar todos envolvidos na educação, e estamos comprometidos em reconhecer e apoiar continuamente o trabalho", destacou o secretário de Educação, Bruno Roza.

A diretora da unidade, Vanessa Cristina Delucca Guerra, agradeceu o comprometimento da gestão com a melhoria da educação na cidade. "Quero expressar minha profunda gratidão pelos investimentos realizados na reforma da nossa unidade. E estou muito feliz de ver como a comunidade se envolveu de maneira participativa no evento de hoje, abraçando as ações da cidade e participando de maneira ativa."

ATENDIMENTOS - O Pira nos Bairros contou com diversos serviços, como testes e exames de visão e glicemia, cadastro de currículos e vagas de emprego e vacinas, parcelamento de débitos municipais, credenciamento para o transporte público e cartão Pira Cidadão, vacinação de pets - com o imunizante V10 - em parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), atividades esportivas, culturais e de recreação, além de ações educativas e orientativas sobre a dengue realizadas pelas equipes do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), vinculado à Secretaria de Saúde.

Everton Bernardino, que trabalha na área de finanças, esteve com a esposa Ingrid, que é contadora, e a filha Sofia no evento. "Adotei a nossa mascote Tulipa há alguns anos e hoje viemos trazê-la para atualizar as vacinas. É uma oportunidade de aproveitar a manhã com toda a família, já que o evento também oferece várias atrações para as crianças".

A vendedora Susan Weissinger foi levar a filha Laura Weissinger, que é aluna da escola que recebeu o Pira nos Bairros, para a apresentação de dança. "Ela vai se apresentar com a turma e vim assistir. Aproveitei para fazer o cartão Pira Cidadão e atualizar meu cadastro no Semae. Essa iniciativa é ótima por facilitar a vida da população que, por falta de tempo, não consegue ir até a Prefeitura nos dias de semana".

A enfermeira Ângela Nascimento esteve no evento pela primeira vez e aproveitou a oportunidade para fazer um teste de retina. "É uma ação muito válida, pois as pessoas conseguem acessar muitos serviços de uma vez só. Eu não conhecia essa iniciativa e fiquei muito satisfeita com o que eu vi."

Participaram ainda da cerimônia os secretários Jane Franco, de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran); o secretário de Educação, Bruno Roza, o secretário de Saúde (SMS), Augusto Muzilli Júnior; o diretor do Centro de Comunicação Social, Thiago Marquezin; a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), Andréa Almeida, a secretária de Esportes, Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca (Selam), a secretária de Finanças, Telma Trimer de Oliveira Pereira (Semfi), o secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame (Semac), além dos vereadores Josef Borges, Thiago Ribeiro, Gustavo Pompeo e Paulo Camolesi.

12/03/24 10h04 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO