Pira nos Bairros acontece amanhã, sábado, 23/3, no Santa Fé

O Pira nos Bairros vai reunir na Escola Municipal Professora Ida Francez Lombardi, gratuitamente, diferentes serviços da Prefeitura

A 15ª edição do Pira nos Bairros será realizada amanhã, sábado, 23/3, na Escola Municipal Professora Ida Francez Lombardi, na rua Manoel Ocanã, s/nº, no bairro Santa Fé, das 9h às 12h. O Pira nos Bairros reúne, gratuitamente, em um único lugar, diferentes serviços da Prefeitura, como emissão do Cartão Pira Cidadão, consulta e parcelamento de débitos (IPTU e taxas), cadastro para vagas de emprego e vacinação para cães e gatos.

Uma das pastas que estará presente é a Secretaria da Saúde, que realizará testes rápidos de IST/Aids, verificação de pressão arterial e de glicemia, oferecerá vacinação Covid (Bivalente) e influenza e promoverá ação de prevenção em saúde bucal (rastreio de câncer bucal).

O público também contará com diversos serviços como emissão do Cartão Pira Cidadão; atendimento 156, consulta e parcelamento de débitos (IPTU e taxas); orientação sobre remissão e isenção; emissão de cartão de transporte coletivo; emissão do cartão de estacionamento de idoso e PCD; informações e instruções sobre o APP Zona Azul Piracicaba e sobre o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE); Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social; orientações às famílias envolvidas nos Processos de Regularização Fundiária (REURB-S) e aos mutuários da antiga Emdhap, da CDHU e do Programa Minha Casa Minha Vida (Caixa).

O Semae também estará à disposição da população, dando informações sobre a Tarifa Social, emissão de segunda via, levantamentos de débitos, vazamentos, corte a pedido, atualização de cadastro e consulta e orientação em geral. Na área de emprego e renda as pessoas poderão fazer cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação e obter orientações sobre o Banco do Povo, MEI e formalização de ambulantes.

Na área de assistência social a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) fará atualização do Cadastro Único/ Orientações CRAS/CREAS, apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e prestará informações sobre os serviços e programas da Assistência Social.

No setor de cultura e lazer a Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) oferecerá ao público apresentação musical, atividades esportivas e circenses, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão-doce, pintura facial, personagens infantis e a Oficina Horta em Casa.

ESPAÇO PET – Para os animais de estimação, a Prefeitura disponibilizará diversos serviços, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), como agendamento de castração para cães e gatos, orientação veterinária, com consultório itinerante e vacinação para cães e gatos (vacina polivalente V10, em parceria com a Unimep).

PARCERIAS – O Pira nos Bairros conta com parceiros, como a Clínica de Olhos, que vai oferecer teste de visão e avaliação de retina para os pacientes hipertensos e diabéticos, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), 8ª subseção Piracicaba fará orientação jurídica gratuita e o Memorial Metropolitano ofertará corte de cabelo, manicure e design de sobrancelhas.

ÔNIBUS GRATUITO- Para este sábado a Semuttran disponibilizará linha especial gratuita. Os horários de saída da Escola Municipal Ida Francez Lombardi serão: 9h, 9h35, 10h15, 10h50 e 11h30. Já os horários de saída do Parque do Sabiá (rua Alberto Meme, nº 508 – mercearia) serão: 9h25, 10h, 10h40, 11h15 e 11h55.

SERVIÇO – Pira nos Bairros. Amanhã, sábado, 23/03. Das 9h às 12h, no bairro Santa Fé, na Escola Municipal Profª Ida Francez Lombardi, na rua Manoel Ocanã, s/nº. Entrada gratuita.

22/03/24 15h36 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO