Pira nos Bairros, no Santa Fé, realizou mais de 1.300 atendimentos

Ação promove acesso facilitado da população aos serviços municipais, em um só lugar

No sábado, 23/3, aconteceu a 15ª edição do Pira nos Bairros, na Escola Municipal Ida Francez Lombardi, no bairro Santa Fé. A ação, que tem a finalidade de concentrar em só local os serviços municipais, foi realizado das 9h às 12h e contabilizou 1.313 atendimentos. Na oportunidade também foi entregue oficialmente as obras de reforma da escola.

O prefeito Luciano Almeida e a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Andrea Almeida, secretários municipais e vereadores marcaram presença no ato. “Queremos que os moradores aproveitem da melhor forma possível os serviços disponibilizados no Pira nos Bairros. Os atendentes dos diversos segmentos estão preparados e à disposição de receber com carinho as pessoas, para que todos possam sair do local com suas pendências resolvidas”, completou.

Tássia Espego, secretária municipal de Governo, pasta que coordena o Pira nos Bairros, diz que um dos grandes fatores de sucesso do programa é a integração entre todas as secretarias municipais, porque a ideia é trazer os serviços oferecidos por cada pasta para a população. “Sabemos que durante a semana fica corrido para muitas pessoas e aos sábados em que acontecem o evento, é um dia alternativo oferecido a comunidade, para que ela possa utilizar com tranquilidade os diversos serviços municipais, como o Semae, Habitação, Saúde, Esportes e Lazer e outros, além da participação de parceiros que estão trabalhando conjuntamente com as equipes da Prefeitura”, destacou.

DESCERRAMENTO - Durante o evento foi realizado o descerramento da placa, anunciando oficialmente as obras de melhorias e recuperação estrutural da escola. Antecedendo o pronunciamento das autoridades, aconteceram diversas apresentações, como as da equipe de ginástica acrobática, do Programa Desporto de Base (PDB), da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).

O prefeito não escondeu a felicidade de entregar a escola reformada para a comunidade, antigo sonho da direção da escola e pais de alunos. “Com certeza demos um passo muito importante e as crianças que aqui estudam tem um ensino de qualidade, fator que será importante para o futuro delas e seus pais devem se orgulhar disso”, mencionou.

O secretário de Educação, Bruno Roza, explica que a escola apresentava diversos problemas estruturais. E essa gestão está entregando esta unidade em ordem para a comunidade.

A diretora da escola municipal do Santa Fé, Alessandra Santos Mariconi, diz que a reforma na unidade foi uma grande conquista, tanto para a escola como para a comunidade, após anos de espera.

Participaram ainda da cerimônia, os secretários Bruno Roza, da Educação (SME); Nancy Thame, de Agricultura (Sema), Telma Trimer, de Finanças (Semfi); Reinaldo Pousa, de Transportes Internos; Euclidia Fioravante, de Assistência e Desenvolvimento Social; Augusto Muzilli Júnior, secretário da Saúde; Guilherme Monaco de Mello, procurador-geral do município; Thiago Marquezin,  diretor do Centro de Comunicação Social, Juliana Baccarin, chefe de Gabinete; Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, de Esportes, Lazer e Atividades Motoras; Marcio Luis Marino, de Obras e Zeladoria; Andrea Ribeiro Gomes, da Habitação e Gestão Territorial, e Artur Costa Santos, presidente do Semae. Também estavam presentes os vereadores Thiago Ribeiro, Josef Borges e Paulo Camolesi.

SATISFACÃO - As pessoas que passaram pelo Pira nos Bairros no sábado estavam felizes com o atendimento, como foi o caso Maria Edilena Ferreira da Silva, moradora do Santa Fé 2, que foi uma das primeiras a chegar à escola. Ela levou o filho Nathan para tirar o Cartão Pira Cidadão. “Foi uma facilidade poder trazer o meu filho, que não precisou faltar a aula para retirar o documento, que será muito importante na vida dele. Estou muito satisfeita com a iniciativa”, observou.

Vilma Maria de Souza, que mora no Santa Fé 3, aproveitou o Pira nos Bairros para tomar a vacina contra a gripe. “Aproveitei o Pira nos Bairros para colocar a vacinação em dia. Esta ação facilita muito a vida dos moradores, que não precisamos sair do bairro para utilizar os diversos serviços municipais, que tem grande impacto em nossa vida”, afirmou.

A procura de uma vaga de emprego foi o motivo principal que levou Vanderleia da Silva a estar no Pira nos Bairros. Ela esteve no espaço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) preenchendo cadastro e saiu de lá confiante de conseguir uma vaga de trabalho para limpeza.

Quem estava ansiosa para ser atendida era Karina Luana, moradora do Santa Fé 3, que estava com sua cachorrinha Marri, de 5 anos, da raça Shitzu, em seu colo, esperando a hora de seu animalzinho receber a vacina contra raiva. “Graças a Deus podemos contar com o Pira nos Bairros, onde fui muito bem atendida. Sem precisar sair de meu bairro, minha cachorrinha foi vacinada, sem qualquer custo”, completou.

26/03/24 09h17 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO