Jardim Primavera recebe a 17ª edição do Pira nos Bairros, no sábado, 04/05

Ação será realizada entre as 9h e 12h na Escola Municipal Professor Luis Claudio Alves

A 17ª edição do programa Pira nos Bairros acontece no próximo sábado, 04/05, levando serviços gratuitos da Prefeitura para o bairro Jardim Primavera. A ação será realizada entre as 9h e 12h na Escola Municipal Professor Luis Claudio Alves, localizada na rua Professora Ana Cândida de Mello Ferraz, 209. O Pira nos Bairros reúne, gratuitamente, em um único lugar e de forma simultânea, diversos serviços oferecidos pelo Executivo, abrangendo todas as secretarias municipais.

Entre alguns dos serviços oferecidos, os moradores podem fazer o cadastro e emissão do cartão Pira Cidadão, emissão do cartão de transporte coletivo ou específicos para idosos e PCDs. Além disso, o Pira nos Bairros vai oferecer serviços da Secretaria de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), como cadastro de demanda para habitação de interesse social e orientações sobre regularização fundiária e programa Minha Casa Minha Vida.

Também é possível consultar e parcelar débitos, como IPTU e taxas municipais (Secretaria de Finanças), obter informações sobre serviços e programas da Assistência Social, além de atualização do Cadastro Único (Smads). A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) vai fazer no local cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, além de orientações sobre o Banco do Povo, MEI e sobre formalização de ambulantes.

Durante a ação, a Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) oferece ainda algumas atrações para as crianças, como pintura facial, recreação com personagens infantis e atividades circenses, além de apresentação musical. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) oferece ainda atividades esportivas, brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce.

SANEAMENTO - O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) fornecerá durante a ação informações sobre a Tarifa Social, consultas e também será possível fazer notificações de vazamentos, atualização de cadastros, levantamento de débitos, entre outros serviços.

PETS - O Departamento de Bem-Estar Animal (DBEA) estará presente com vacinação para cães e gatos (polivalente V10), agendamento de castração e orientação veterinária pelo Consultório Itinerante. O Centro de Zoonoses também oferece orientações de saúde sobre animais sinantrópicos (escorpião, aranha, barata, pombo, morcego, carrapato, rato e mosquito Aedes Aegypti).

SAÚDE - A Secretaria Municipal de Saúde levará para o bairro diversos serviços e atendimentos para a população, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite; avaliação antropométrica (peso e altura) e orientações sobre alimentação e segurança alimentar.

Os moradores também podem se imunizar contra a influenza no local. No setor de odontologia, haverá orientação sobre saúde bucal e atendimento para rastreio de lesões bucais. A Clínica de Olhos, parceira do Pira nos Bairros, faz testes de visão e avaliação de retina.

PARCEIROS - Outras duas instituições parceiras do programa levam alguns serviços para a escola. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) faz atendimentos e orientação jurídica durante a ação. Já o Memorial Metropolitano vai oferecer serviços de corte de cabelo, design de sobrancelha e manicure para a população.

TRANSPORTE GRATUITO - Para facilitar o acesso da população ao Pira nos Bairros, a Semuttran disponibilizará linha especial de ônibus gratuita para levar os moradores até a escola. Os horários de saída da EM Prof. Luis Claudio Alves serão: 8h45, 9h10, 9h35, 10h05, 10h30, 11h10 e 12h. Já os horários de saída partindo do Jardim Matilde serão: 9h05, 9h30, 9h55, 10h25, 10h50 e 11h30.

30/04/24 17h09 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO