Semae participa do Pira nos Bairros que acontece neste sábado, 8/07, na região do Vila Sônia

Segunda edição do Pira nos Bairros acontece no sábado, 8-07, na EM Taufic Dumit, no Vila Sônia

A segunda edição do programa Pira nos Bairros acontece neste sábado, 8/07, na Escola Municipal Prof. Taufic Dumit, das 9h às 13h, no Vila Sônia. O programa da Prefeitura de Piracicaba vai levar serviços e atendimento de várias secretarias até a população da região, incluindo os moradores de bairros adjacentes. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) vai disponibilizar transporte público gratuito que vai circular pelos dois bairros durante a ação.

“O primeiro Pira nos Bairros foi no Santa Rosa e lá fizemos mais de 1.000 atendimentos. Foi um sucesso. Agora, o programa vai atender uma região com população maior e, por isso, nossa expectativa é de que cerca de 2.500 atendimentos sejam realizados. Dessa vez, contaremos com serviços inéditos, incluindo o Semae, o Procon e uma parceria com a Acipi, com o Acipi Móvel, que fará consultas no SPC/Serasa”, destacou Rose Massaruto, diretora de projetos especiais.

Outra novidade, segundo Rose, será a participação de sete empresas que estarão presentes no dia da ação, para captação de currículos e apresentação de vagas de emprego, em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), que fará, também, cadastro para vagas de emprego, além de fornecer orientações sobre o Banco do Povo, onde é possível fazer empréstimos com condições especiais, orientações sobre o MEI e cadastro para cursos de qualificação. Foods truck do Empreenda Pira, programa da secretaria, estarão estacionados no local, comercializando alimentos.

Os serviços oferecidos pelo Semae serão informações sobre a Tarifa Social, emissão de segunda via, levantamento de débitos, atendimentos sobre vazamentos e cortes, atualização de cadastro e consultas e orientações em geral.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão oferecer testes rápidos de IST/AIDs; orientação sobre alimentação saudável; avaliação de peso e altura e marcação de consumo alimentar; vacinação com as vacinas disponíveis para campanhas; verificação de pressão arterial e glicemia, além de ação de promoção e prevenção em saúde bucal (rastreio de câncer bucal).

Na área de assistência social, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) vai atualizar o Cadastro Único/CRAS/CREAS e dar informações sobre os serviços do Programa Criança Feliz e serviço de convivência.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento levará a oficina Horta em Casa.

Já a Secretaria Municipal de Finanças fará a consulta de débitos (IPTU e taxas diversas);
parcelamento de débitos e orientação sobre remissão e isenção de taxas municipais. A Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) fará palestras educativas e emitirá cartão do transporte público.

Serviços na área de habitação também estarão disponíveis por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), que irá realizar e atualizar o Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social, dar orientações às famílias envolvidas nos processos de Regularização Fundiária (REURB-S) e aos mutuários da antiga Emdhap, da CDHU e, do Programa Minha Casa Minha Vida (Caixa Econômica).

CARTÃO PIRA CIDADÃO – A Secretaria Municipal de Governo vai fazer o cadastramento do cartão Pira Cidadão. O Pira Cidadão é um documento único, que vai possibilitar, entre outros benefícios, praticidade e agilidade para agendamento de consultas médicas, retirada de medicamentos, rematrículas em creches e inscrições em cursos oferecidos pelo Executivo.

PARA OS PETS – O pessoal da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente vai dar atenção especial aos bichinhos. No local, os tutores poderão agendar a castração de cães e gatos, ter atendimento de veterinário no Consultório Itinerante e levar seus pets para vacinação antirrábica.

Ainda falando sobre animais, os cães do Grupamento do Canil da Guarda Civil, que são adestrados e dão apoio diário nos patrulhamentos e ocorrências, também participarão do Pira nos Bairros.

ESPORTE E CULTURA – A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e da Ação Cultural (Semac) vão agitar o Pira no Bairros com judô e vôlei, apresentação musical da banda Máfia do Jazz, pintura facial e distribuição de balões, pipoca, algodão-doce, distribuição de livros e atividades infantis.

TRANSPORTE GRATUITO A Semuttran criou uma linha especial e gratuita para atender o programa Pira nos Bairros. O primeiro atendimento acontece no sábado, 08/07, com atendimento à Escola Municipal Prof. Taufic Dumit. A linha irá atender das 9h às 12h, saindo da escola, às 9h, com destino ao Parque Ipês com atendimentos aos residenciais: Ipê Amarelo, Branco e Roxo e Piracicaba 01, 02 e 03.

SERVIÇO – Pira nos Bairros. Sábado, 8/07. Das 9h às 13h, no bairro Vila Sônia, na Escola Municipal Prof. Taufic Dumit, na rua Macatuba com a rua João Zem.

07/07/23 15h15 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO