Parque dos Eucaliptos recebe amanhã, 26/08, a 4ª edição do Pira nos Bairros

Iniciativa acontece na EM Professora Edilene Marli Borghese, das 9h às 13h, com serviços gratuitos para a população

A Prefeitura de Piracicaba realiza amanhã, 26/08, a quarta edição do Pira nos Bairros. A ação será na Escola Municipal Professora Edilene Marli Borghese, no bairro Parque dos Eucaliptos, das 9h às 13h. O evento é aberto ao público e todas as atividades são gratuitas.

O Pira nos Bairros é uma iniciativa que reúne, em um único lugar e de forma simultânea, diversos serviços oferecidos pela Prefeitura, abrangendo todas as secretarias municipais.

Amanhã, a Secretaria Municipal de Educação (SME) estará presente realizando uma cerimônia especial para a entrega da revitalização da EM Professora Edilene Marli Borghese.

Além disso, a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) fará atualização do Cadastro Único/ Orientações CRAS/CREAS, apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e passará informações sobre os serviços e programas da Assistência Social.

Outras secretarias municipais participantes do Pira nos Bairros são a Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), com cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, além de orientações sobre o Banco do Povo e sobre MEI (Microempreendedor individual), e a Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), com realização/atualização do Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social, orientações às famílias envolvidas nos processos de regularização fundiária (REURB-S) e aos mutuários da antiga EMDHAP, da CDHU e, do Programa Minha Casa Minha Vida.

SAÚDE – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai fornecer testes rápidos de IST/AIDs, orientação sobre alimentação saudável, avaliação de peso e altura e marcador de consumo alimentar, vacinação com vacinas disponíveis para campanhas, verificação de pressão arterial e de glicemia, ação de promoção e prevenção em saúde bucal (rastreio de câncer bucal e atividade educativa).

PET – Para os animais de estimação, a Prefeitura disponibilizará diversos serviços, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), como agendamento de castração para cães e gatos, orientação veterinária, com consultório itinerante, e vacinação contra a raiva para cães e gatos.

ARTE E ESPORTES – Também neste sábado, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) oferecerá apresentação musical do grupo Mississipi Jazz Band, pintura facial e distribuição de pipoca e algodão-doce. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) complementa a programação com atividades esportivas e recreação.

MAIS – As secretarias municipais de Governo (Semgov) e de Agricultura e Abastecimento (Sema) e a Guarda Civil integram o Pira nos Bairros com emissão do Cartão Pira Cidadão, oficina Horta em Casa e apresentação do Canil da GCM, respectivamente. Já a Secretaria de Finanças (Semfi) oferecerá consulta e parcelamento de débito (IPTU e taxas diversas) e orientação sobre remissão e isenção; também haverá atendimento do Procon. E o Semae estará no local com informações sobre a Tarifa Social, levantamento de débitos, atualização de cadastro e consultas e orientações em geral.

SERVIÇO – Pira nos Bairros. Amanhã, sábado, 26/08. Das 9h às 13h, no bairro Parque dos Eucaliptos, na Escola Municipal Professora Edilene Marli Borghese (avenida Thales Castanho de Andrade, 1.600). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-1230.

25/08/23 15h02 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO