Pira nos Bairros: 4ª edição, no Parque dos Eucaliptos, atendeu mais de 1.200 pessoas

Iniciativa aconteceu na EM Professora Edilene Marli Borghese, das 9h às 13h, com serviços gratuitos para a população

A quarta edição do Pira nos Bairros aconteceu no último sábado, 26/08, na Escola Municipal Professora Edilene Marli Borghese, no bairro Parque dos Eucaliptos, e realizou 1.261 atendimentos, das 9h às 13h. A iniciativa visa levar à população dos bairros, em um único lugar e de forma simultânea, diversos serviços oferecidos pela Prefeitura de Piracicaba, abrangendo todas as secretarias municipais.

Os participantes puderam contar com atendimentos como atualização de Cadastro Único, cadastramento e emissão do cartão Pira Cidadão, aplicação de vacinas contra gripe e Covid-19, orientações sobre Tarifa Social de água, parcelamento de débitos, recreação infantil e muitos outros. Além disso, o Pira nos Bairros ainda teve apresentações do canil da Guarda Civil Municipal, dos alunos da EM Professora Edilene Marli Borghese e das crianças do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) do Jardim Itapuã.

Também houve uma cerimônia especial para entrega da revitalização da unidade escolar, que passou por reformas hidráulica, elétrica, pintura, revitalização da quadra e bebedouros. Estiveram presentes o prefeito Luciano Almeida, os titulares das secretarias de Obras e Zeladoria (Semozel), Paulo Roberto Borges; de Educação (SME), Bruno Roza; de Saúde (SMS), Douglas Koga; de Habitação e Gestão Territorial; Andrea Ribeiro Gomes; e o procurador do município, Guilherme Monaco. Também participaram os vereadores Paraná, Paulo Camolesi, Acácio Godoy e Josef Borges, a líder comunitária Cleusa Adão e a diretoria da Escola Municipal, Tamara Fernanda Lopes Silva Barbosa.

“É uma alegria participar dessa ação. Estamos fazendo o Pira nos Bairros para que toda nossa equipe possa atender a população, facilitando a vida de todos. E, além disso, ainda estamos oficialmente entregando a reforma da escola, ao mesmo tempo em que oferecemos uniformes para as crianças, treinamento para os professores, ampliando toda a atuação da Rede Municipal de Ensino. E uma coisa que eu tenho orgulho é andar na rua e ver as crianças uniformizadas. Este é apenas um começo. Queremos mudar a história e, com a ajuda de todos, vamos começar uma nova história”, enfatizou Luciano Almeida.

O secretário de Educação destacou a relevância da ação para a população e o projeto de reforma nas escolas da cidade. “É na comunidade que as pessoas estão e então vamos levar esses serviços para perto das pessoas. E, além disso, pela primeira vez estamos realizando uma ação de manutenção e reforma de todas as 124 escolas municipais, para que assim possamos receber bem os nossos alunos e professores”, disse.

“É uma honra para nossa escola receber esse evento, que, com certeza só tem a engrandecer a nossa comunidade e aos nossos alunos. A educação tem avançado muito graças ao olhar do prefeito e do secretário de Educação”, salientou Tamara.

Ao final da cerimônia, todos fizeram o descerramento da placa da entrega da reforma.

ATENDIMENTOS - A cuidadora Sandra Aparecida Galvão aproveitou o sábado para levar suas duas cachorrinhas, Linda e Lili, para vacinar. Moradora do bairro Monte Líbano, ela garantiu que a iniciativa foi ótima para os moradores da região. “Ajuda bastante os moradores. Eu teria que me deslocar e pagar para vacinar as duas, mas apareceu essa oportunidade. Foi muito bom. Convidei, inclusive, minhas irmãs para participar. Muito bom”, disse.

O casal José e Joana Campioni, do bairro Jardim das Flores, buscou serviços de saúde e ainda aproveitou para ler a revista de 256 anos de Piracicaba, elaborada pelo Centro de Comunicação Social da Prefeitura e distribuída durante a ação. “Esse evento foi uma ótima alternativa para a população”, contaram.

“Foi ótimo poder contar com essa iniciativa. Aproveitei para tomar vacina contra Covid-19 e trouxe minha filha também para tomar. Durante a semana é complicado ir atrás dessas coisas, porque é preciso me ausentar do trabalho, então é muito proveitoso. E além da vacina, também consegui resolver algumas solicitações com o Semae. Me ajudou muito”, destacou o mecânico Gilmar Oliveira de Souza, que foi ao Pira nos Bairros com a filha Gisele e o filho João Manuel.

O pedreiro Aderlan Coimbra de Oliveira levou a filha, Fernanda, ao Pira nos Bairros, para cadastramento e emissão do cartão Pira Cidadão. “Moro no Minas Novas e esse evento foi um muito bom para quem mora na região. Durante a semana a gente vive na correria, não dá tempo de resolver as coisas. E viemos para fazer nosso cartão Pira Cidadão, para termos acesso mais fácil aos serviços da Prefeitura. Foi muito bom”, completou.

28/08/23 19h03 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO