Pira nos Bairros: 5ª edição realizou mais de 1.680 atendimentos

Iniciativa leva à população diversos serviços oferecidos pela Prefeitura; na oportunidade também foi entregue a obra de reforma da EM Rachel de Queiroz

Com 1.685 atendimentos, a quinta edição do Pira nos Bairros aconteceu no sábado, 16/09, na Escola Municipal Rachel de Queiroz, no bairro Jardim Alvorada, das 9h às 13h. A iniciativa visa levar à população dos bairros, em um único lugar e de forma simultânea, diversos serviços oferecidos pela Prefeitura de Piracicaba, abrangendo todas as secretarias municipais.Nesta edição, pela primeira vez, a Clínica de Olhos participou com a realização de testes de visão e avaliação de retina, oportunidade que foi muito bem aproveitada por Maria José Galvão Canuto e Nadia Canuto, mãe e filha que, juntas fizeram seus exames durante o Pira nos Bairros. “Estou aproveitando tudo. Antes de vir fazer os exames de vista, passei pelas ações da cultura e fiz meu cartão Pira Cidadão. Está tudo muito bom”, destacou Maria José, de 74 anos.Sua filha, Nádia, funcionária pública de 52 anos, também fez os exames. “Estou adorando participar, aqui todos estão atendendo e orientando muito bem. Minha vista está boa, porém, a mamãe foi encaminhada para novos exames e consulta para uma avaliação mais completa, com o médico, tudo muito bem explicadinho. Só temos a agradecer e aguardar para que estas ações voltem o quanto antes para a nossa região”, apontou.Quem também aprovou a participação dos serviços oftalmológicos foi a doméstica Maria Rosana, de 45 anos. “Aqui facilitou muito minha vida e vou poder realizar os exames que precisava. Além disso, vou aproveitar e solicitar esclarecimentos em outros serviços da Prefeitura”, finalizou.A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 8ª subseção Piracicaba também esteve pela primeira vez no Pira nos Bairros, onde prestou orientação jurídica gratuitamente aos moradores. “Estamos felizes em poder participar desta atividade que aproxima a população do poder público e que agora abre espaço para que nós da OAB também possamos fazer parte disso”, afirmou Gabriel Carranza Cardozo, advogado voluntário do órgão.O prefeito Luciano Almeida reforçou que o projeto Pira nos Bairros foi moldado com a intenção de facilitar o acesso da população aos serviços da Prefeitura. “Sabemos das dificuldades que muitos tem ao longo da semana devido ao trabalho e as coisas da sua casa. Assim, definimos essas ações aos sábados para que essas pessoas possam se organizar e procurar por um ou mais serviços da Prefeitura na sua região. Além disso, é um momento de mostrar a população que a escola do seu bairro não é do prefeito ou do secretário, mas sim da comunidade e que a comunidade deve se fazer presente no dia a dia da escola e das crianças que aqui frequentam”, afirmou.ENTREGA – Na oportunidade, houve uma cerimônia especial para entrega da revitalização da EM Rachel de Queiroz, que passou por reformas hidráulica, elétrica, pintura, revitalização da quadra e bebedouros. Ao lado do prefeito Luciano Almeida, também participaram os titulares das secretarias de Educação (SME), Bruno Roza; de Saúde (SMS), Douglas Koga, e o subsecretário, Augusto Muzilli Jr.; de Habitação e Gestão Territorial, Andrea Ribeiro Gomes; de Agricultura e Abastecimento (Sema), Nancy Thame; da Ação Cultural (Semac), Carlos Beltrame; de Governo, Luis Cassinelli; e o diretor da rádio Educativa FM, Antônio Carlos Bonassi. Também participaram os vereadores Alessandra Belucci, Paraná, Paulo Camolesi, Thiago Ribeiro, Acácio Godoy, Fabrício Polezi e Josef Borges, além do diretor da Escola Municipal, Gregório Sanches.Bruno Roza, secretário de Educação, enalteceu as ações e os investimentos feitos nos últimos dois anos. “Aqui conseguimos ver que os investimentos são reais, não só pela reforma desta e outras unidades, mas por tudo. As crianças receberam uniformes e computadores, os professores passam por capacitação e também recebem ferramentas modernas para melhorar o ensino. Isso mostra o valor e o carinho que temos pela população e que já tem trazido bons frutos”, apontou.Ao final da cerimônia, todos fizeram o descerramento da placa da entrega da reforma.OUTRAS AÇÕES – Ainda no Pira nos Bairros, os participantes também receberam atendimentos como atualização de Cadastro Único, cadastramento e emissão do cartão Pira Cidadão, aplicação de vacinas contra gripe e Covid-19, orientações sobre Tarifa Social de água, parcelamento de débitos, atendimento para os PETs, recreação infantil e muitos outros.

Além disso, o evento ainda teve apresentações circenses, da fanfarra escolar com os alunos da EM Rachel de Queiroz, das crianças do CCInter Jardim Oriente e do grupo de idosos do Projeto Com Vivência, além da presença da Capivara Mona e de personagens de filmes infantis.

19/09/23 11h18 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO