Pira nos Bairros vai levar serviços públicos ao Mário Dedini e região no sábado, 07/10

Programa acontece na EM Profª Olívia Caprânico, das 9h às 13h; novidade desta edição do programa será a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos

No próximo sábado, 7/10, a Escola Municipal Profª Olívia Caprânico, localizada na rua Olga Pagotto Santiago, 630, no bairro Mário Dedini, receberá a sexta edição do Pira nos Bairros, que acontecerá das 9h às 13h. O Pira nos Bairros reúne, em um único lugar, diferentes serviços da Prefeitura, abrangendo todas as secretarias municipais, gratuitamente. Uma das novidades será a Campanha de Multivacinação para atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, por meio da Secretaria de Saúde. Durante o Pira nos Bairros também será realizada a cerimônia de entrega da reforma da escola que sedia o evento.

Na Campanha de Multivacinação serão ofertadas todas as vacinas do calendário vacinal de rotina, de acordo com a idade. Para receber a vacina basta trazer a carteira de vacinação, um documento com foto ou cartão Pira Cidadão.

Ainda na área da saúde, estarão disponíveis vacina contra a gripe para toda população acima de seis meses ainda não vacinada e vacina contra a covid-19 com a dose de reforço Bivalente para população com 12 anos ou mais, desde que tenha recebido, pelo menos, o esquema primário completo (primeira e segunda doses), com intervalo de 4 meses da última dose recebida.

As outras ações da Saúde são testes rápidos de IST/Aids, orientação sobre alimentação saudável, avaliação antropométrica (peso e altura) e marcador de consumo alimentar, verificação de pressão arterial e de glicemia, ação de promoção e prevenção em saúde bucal (rastreio de câncer bucal) e ação de promoção e prevenção em saúde bucal (atividade educativa).

Ainda nessa área, o Centro de Controle de Zoonoses estará no Pira nos Bairros com orientações sobre animais sinantrópicos (escorpião, aranha, barata, pombo, morcego, carrapato, rato e mosquito Aedes aergypti).

Já a Secretaria Municipal de Finanças disponibiliza consulta e parcelamento de débitos (IPTU e taxas diversas) e orientação sobre remissão e isenção de impostos/taxas.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) vao oferecer palestras educativas sobre segurança no trânsito, fazer a emissão dos cartões de transporte público e de estacionamento de idoso e oferecer informações e instruções sobre o APP Zona Azul Piracicaba.

Também no Pira nos Bairros, a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) faz atualização do Cadastro Único/ Orientações CRAS/CREAS, apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ? SCFV e informações sobre os serviços e programas da Assistência Social.

A Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo) estará presente com cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, além de orientações sobre o Banco do Povo e sobre MEI (Microempreendedor individual).

A Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial) fará a realização/atualização do Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social, orientações às famílias envolvidas nos processos de regularização fundiária (REURB-S) e aos mutuários da antiga Emdhap, da CDHU e do Programa Minha Casa Minha Vida (Caixa).

Já a Secretaria de Governo (Semgov) emitirá o Cartão Pira Cidadão, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema) estará presente com a oficina Horta em Casa e a Guarda Civil fará apresentação com os cães do Canil Municipal.

As equipes do Semae estarão no local com informações sobre a Tarifa Social, levantamento de débitos, segunda via, atualização de cadastro e consultas, vazamentos, corte a pedido e orientações em geral.

Também no sábado, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) estará presente com circo, pintura no rosto e malabares.

ESPAÇO PET Os animais de estimação também terão espaço reservado no Pira nos Bairros, com a disponibilização por parte da Prefeitura, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), de atendimentos como agendamento de castração para cães e gatos, orientação veterinária, com consultório itinerante e vacinação contra a raiva para cães e gatos.

PARCERIAS - O Pira nos Bairros conta com parceiros, como a Clínica de Olhos, que vai oferecer teste de visão e avaliação de retina para os pacientes hipertensos e diabéticos. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) prestará orientação jurídica gratuita aos interessados, e o Memorial Metropolitano oferecerá corte de cabelo e manicure.

ÔNIBUS GRATUITO - A Semuttran disponibilizará linha especial gratuita especialmente para os dias de realização do Pira nos Bairros. A saída da escola sentido bairro: 9h, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 11h30, 12h e 13h. Saída do bairro sentido escola: 9h20, 9h50, 10h20, 10h50, 11h20, 11h50, 12h e 12h40.

SERVIÇO - Pira nos Bairros. Sábado, 7/10. Das 9h às 13h, no bairro Mário Dedini, na Escola Municipal Profª Olívia Caprânico, na rua Olga Pagoto Santiago, 630. Entrada gratuita.

04/10/23 17h16 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO