Pira nos Bairros: 8ª edição é amanhã, 11/11, na região de Santa Terezinha

Ação acontece das 9h às 13h, na Escola Municipal Professor João Batista Nogueira

A região de Santa Terezinha já se prepara para receber a 8ª edição do Pira nos Bairros que acontece amanhã, sábado, 11/11, das 9h às 13h, na Escola Municipal Professor João Batista Nogueira. A ação, realizada pela Prefeitura, reúne em um único lugar e de forma simultânea diversos serviços oferecidos pelo Executivo, abrangendo todas as secretarias municipais. O Pira nos Bairros é aberto ao público com as ações gratuitas e também poderá ser usufruído por moradores dos bairros vizinhos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai fornecer testes rápidos de IST/AIDs, orientação sobre alimentação saudável, avaliação de peso e altura e marcador de consumo alimentar, vacinação com imunizantes disponíveis para campanhas, verificação de pressão arterial e de glicemia, ação de promoção e prevenção em saúde bucal (rastreio de câncer bucal e atividade educativa). A Clínica de Olhos fará teste de visão e avaliação de retina. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) fará orientações sobre educação e saúde sobre animais sinantrópicos, como escorpião, aranha, morcego, rato e carrapato, além de cuidados e prevenção contra a dengue.

Também haverá o cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação pela Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo); realização/atualização do Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social, orientações às famílias envolvidas nos processos de regularização fundiária (REURB-S) e aos mutuários da antiga Emdhap, da CDHU e, do Programa Minha Casa Minha Vida, pela Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial).

Outras secretarias municipais participantes do Pira nos Bairros são a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), que vai oferecer palestras educativas sobre educação no trânsito, emissão do cartão do transporte público, emissão do cartão de estacionamento de idoso, e informações e instruções sobre o APP Zona Azul Piracicaba.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) vai oferecer atualização do Cadastro Único/Orientações CRAS/CREAS, apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e informações sobre os serviços e programas da Assistência Social.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 8ª subseção Piracicaba fará orientação jurídica e o Memorial Metropolitano ofertará corte de cabelo e serviço de manicure e design de sobrancelha.

ARTE E ESPORTES - Também neste sábado, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) oferecerá apresentação musical, pintura facial, atividades infantis e distribuição de pipoca e algodão-doce. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) complementa a programação com atividades esportivas e de recreação.

PIRA CIDADÃO - As secretarias municipais de Governo (Semgov) e de Agricultura e Abastecimento (Sema) e a Guarda Civil integram o Pira nos Bairros com emissão do Cartão Pira Cidadão, oficina Horta em Casa e apresentação do Canil da GCM, respectivamente.

Já a Secretaria de Finanças (Semfi) oferecerá consulta e parcelamento de débito (IPTU e taxas diversas) e orientação sobre remissão e isenção. O Semae estará no local com informações sobre a Tarifa Social, segunda via, levantamento de débitos, vazamentos, corte a pedido, atualização de cadastro e consultas e orientações em geral.

PETS - Para os animais de estimação, a Prefeitura disponibilizará diversos serviços, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), como agendamento de castração para cães e gatos, orientação veterinária, com consultório itinerante, e vacinação contra a raiva para cães e gatos.

ÔNIBUS - Para este sábado, a Semuttran também criou uma linha especial e gratuita para o Pira nos Bairros. Os horários de saída da escola sentido bairro serão: 9h, 9h25, 9h50, 10h15, 10h40, 11h05, 11h30, 11h55, 12h20, 12h45 e 13h10; Já os horários de saída do bairro sentido escola serão: 9h10, 9h35, 10h, 10h25, 10h50, 11h15, 11h40, 12h05, 12h30 e 12h55.

O itinerário de ida será: Escola, Rua Nossa Senhora do Carmo, Rotatória, Rua Virgílio da Silva Fagundes, Rua Francisco Fernandes Sampaio, Rua Lavrinhas, Bessy Rua Lavrinhas (ponto final).

Já o itinerário de volta é: Bessy Rua Lavrinhas (ponto final), Rua Lavrinhas, Rua Natividade da Serra, Rua João Pedro Correa, Rotatória (Rua dr. Antônio da Costa Pinto Silva), Rua Domingos Soares de Barros, Rua Joaquim Antônio de Carvalho, Rua João Eugênio Piedade, Rua Corcovado, Rotatória, Rua Corcovado, Rua Ricardo Melotto, Rua Ari Barroso, Rua Nossa Senhora do Carmo, Escola (ponto final).

SERVIÇO - 8ª edição do Pira nos Bairros. Sábado, 11/11, das 9h às 13h. Na Escola Municipal Prof. João Batista Nogueira, rua Nossa Senhora do Carmo, 298, Santa Terezinha.

10/11/23 15h42 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO