10º Pira nos Bairros acontece amanhã, 2/12, no Santo Antônio

Ação ocorre na EM Prof. André Franco Montoro, das 9h às 13h

Acontece amanhã, 2/12, a 10ª edição do Pira nos Bairros, que vai atender a região do Santo Antônio. A ação, realizada pela Prefeitura de Piracicaba, ocorre das 9h às 13h na Escola Municipal André Franco Montoro. O Pira nos Bairros reúne em um único lugar, de forma simultânea e gratuita, diversos serviços oferecidos pelo Executivo, abrangendo todas as secretarias municipais.

Entre os serviços oferecidos estão a atualização do Cadastro Único, orientações CRAS/CREAS, apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e informações sobre os serviços e programas da Assistência Social, realizados pela Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social).

A Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo) estará na ação com cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação. Outra secretaria municipal participante do Pira nos Bairros é a Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), com realização/atualização do Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social, orientações às famílias envolvidas nos processos de regularização fundiária (REURB-S) e aos mutuários da antiga Emdhap, da CDHU e do Programa Minha Casa Minha Vida.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 8ª subseção Piracicaba fará orientação jurídica e o Memorial Metropolitano ofertará corte de cabelo, serviço de manicure e design de sobrancelha.

SAÚDE - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai fornecer testes rápidos de IST/AIDs, orientação sobre alimentação saudável, avaliação de peso e altura e marcador de consumo alimentar, vacinação com vacinas disponíveis para campanhas, verificação de pressão arterial e de glicemia e ação de promoção e prevenção em saúde bucal (rastreio de câncer bucal e atividade educativa). A Clínica de Olhos fará teste de visão e avaliação de retina para pacientes hipertensos e diabéticos.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) fará orientações sobre animais sinantrópicos, como escorpião, aranha, morcego, rato e carrapato, além de cuidados e prevenção contra a dengue.

PETS - Para os animais de estimação, a Prefeitura disponibilizará diversos serviços, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), como agendamento de castração para cães e gatos, orientação veterinária pelo consultório itinerante e vacinação contra a raiva para cães e gatos.

ARTE E ESPORTES - Também neste sábado, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) levará ao bairro apresentação musical, pintura facial, atividades infantis e distribuição de pipoca e algodão-doce. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) complementa a programação com atividades esportivas e de recreação.

PIRA CIDADÃO - As secretarias municipais de Governo (Semgov) e de Agricultura e Abastecimento (Sema) e a Guarda Civil integram o Pira nos Bairros com emissão do Cartão Pira Cidadão, oficina Horta em Casa e orientações, respectivamente.

Já a Secretaria de Finanças (Semfi) oferecerá consulta e parcelamento de débito (IPTU e taxas diversas) e orientação sobre remissão e isenção. E o Semae estará no local com informações sobre a Tarifa Social, levantamento de débitos, atualização de cadastro e consultas e orientações em geral.

A Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) estará presente oferecendo palestras educativas sobre segurança no trânsito, emissão do cartão do Transporte Público e estacionamento de idoso, e informações e instruções sobre o app Zona Azul Piracicaba.

ÔNIBUS – Para este sábado, a Semuttran também criou uma linha especial e gratuita. Os horários de saída da escola sentido bairro serão: 9h, 9h20, 9h40, 10h, 10h20, 10h40, 11h, 11h20, 11h40, 12h, 12h20, 12h40, 13h e 13h20. Já os horários de saída do bairro sentido escola serão: 9h10, 9h30, 9h50, 10h10, 10h30, 10h50, 11h10, 11h30, 11h50, 12h10, 12h30, 12h50 e 13h10.

O itinerário de ida será: Escola, rua José de Alencar, rua Dr. Rosário Spoto, rua João Laurelli, rua Capitão R. Mazzoneto, rua Francisco A. Cesta Netto, rodovia Luiz Dias Gonzaga, rua Conchas, rua Cesário Lange (ponto final).

Já o itinerário de volta é: rua Cesário Lange, rua Porangaba, rua Osvaldo Perina, rua Guerino Candiotti, rua Manoel Valverde, rua Antonia R. Tonussi, rua João R. Pescim, rua Manoel Valverde, rua Fortunato Chiodi, rua Luiz Lee Holland, rua José Alcarde Corrêa, Escola.

SERVIÇO - 10º Pira nos Bairros. Sábado, 2/12, das 9h às 13h. Na Escola Municipal Prof. André Franco Montoro (rua José Alcarde Corrêa, 320, Santo Antônio).

01/12/23 12h43 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO