Pira nos Bairros: Prefeitura leva serviços gratuitos ao Jd. Bartira e região amanhã, sábado, 16/12

Serviços serão oferecidos das 9h às 13h na Escola Municipal José Antônio de Oliveira

Os moradores do Jardim Bartira e região terão à disposição amanhã, sábado, 16/12, das 9h às 13h, serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura na 11ª edição do Pira nos Bairros, que acontece na Escola Municipal José Antônio de Oliveira, localizada na rua Dr. Adolfo Corrêa Dias, 41. Na oportunidade haverá cerimônia de entrega da reforma da escola.

A Secretaria da Saúde é uma das pastas que estará presente no evento, realizando testes rápidos de IST/Aids, orientação sobre alimentação saudável, verificação de pressão arterial e de glicemia e ação de promoção e prevenção em saúde bucal (rastreio de câncer bucal). Ainda nessa área, o Centro de Controle de Zoonoses estará no Pira nos Bairros com orientações sobre animais sinantrópicos (escorpião, aranha, barata, pombo, morcego, carrapato, rato e mosquito Aedes aergypti).

Também presentes no Pira nos Bairros, a Secretaria Municipal de Finanças disponibilizará consulta e parcelamento de débitos (IPTU e taxas diversas) e orientação sobre remissão e isenção de impostos/taxas, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) oferecerá palestras educativas sobre segurança no trânsito, emitirá os cartões de transporte público e de estacionamento de idoso e oferecerá informações e instruções sobre o APP Zona Azul Piracicaba e a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) fará atualização do Cadastro Único/ Orientações CRAS/CREAS, apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV e prestará informações sobre os serviços e programas da Assistência Social.

Outras secretarias municipais participantes do Pira nos Bairros são a Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), com cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, e a Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), com a realização/atualização do Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social, orientações às famílias envolvidas nos processos de regularização fundiária (REURB-S) e aos mutuários da antiga Emdhap, da CDHU e do Programa Minha Casa Minha Vida (Caixa).

As secretarias de Governo (Semgov), Semae, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Guarda Civil, também integram o Pira nos Bairros, com emissão do Cartão Pira Cidadão, informações sobre a Tarifa Social, oficina Horta em Casa, apresentação musical, pintura facial, distribuição de pipoca e algodão-doce e atividades infantis e demonstração do Canil da GCM.

ESPAÇO PET - Para os animais de estimação, a Prefeitura disponibilizará diversos serviços, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), como agendamento de castração para cães e gatos, orientação veterinária, com consultório itinerante e vacinação contra a raiva para cães e gatos.

PARCERIAS - O Pira nos Bairros conta com parceiros, como a Clínica de Olhos, que vai oferecer teste de visão e avaliação de retina para os pacientes hipertensos e diabéticos, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), 8ª subseção Piracicaba fará orientação jurídica gratuita e o Memorial Metropolitano ofertará corte de cabelo e manicure.

Desde sua 1ª edição, realizada em 27/05/2023, já passaram pelo Pira nos Bairros 14.139 pessoas, abrangendo os bairros Santa Rosa, Sônia, Jardim Caxambu, Parque dos Eucaliptos, Jardim Alvorada, Mário Dedini, Eldorado/Cecap, Santa Terezinha, Artemis e Santo Antonio.

ÔNIBUS GRATUITO - Para este sábado, a Semuttran também criou uma linha especial e gratuita. Os horários de saída da escola sentido bairro, serão: 9h, 9h20, 9h40, 10h, 10h20, 10h40, 11h, 11h20, 11h40, 12h, 12h20, 12h40, 13h e 13h20.

Já os horários de saída do bairro sentido escola, serão: 9h10, 9h30, 9h50, 10h10, 10h30, 10h50, 11h10, 11h30, 11h50, 12h10, 12h30, 12h50 e 13h10.

15/12/23 14h31 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO