Pira nos Bairros fecha o ano com mais de 15 mil atendimentos em 11 edições

Última ação aconteceu no sábado, 16/12, na EM José Antônio de Oliveira, no Jardim Bartira/Tupi

Encerrando 2023, o Pira nos Bairros se consolidou como um grande projeto da Prefeitura de Piracicaba. Foram 15.118 mil atendimentos em 11 edições - a última aconteceu no sábado, 16/12, na Escola Municipal José Antônio de Oliveira, no Jardim Bartira.

O Pira nos Bairros tem como objetivo reunir em um único lugar, de forma simultânea e gratuita, diversos serviços oferecidos pelo Executivo, abrangendo todas as secretarias municipais.

É um programa que foi desenvolvido com muito zelo, focado nas necessidades da população que precisa dos serviços da Prefeitura. Foram 11 edições, todas com bastante procura, totalizando mais de 15 mil atendimentos, desde serviços de saúde e transporte, até emissão do cartão Pira Cidadão, IPTU e muito mais. E seguiremos com o Pira nos Bairros em 2024, vamos atender outras regiões que ainda não foram contempladas”, disse Luciano Almeida.

A última edição, neste sábado, registrou 685 atendimentos e foi marcada também pela entrega da reforma da EM José Antônio de Oliveira. Além do prefeito Luciano Almeida, estiveram presentes ainda a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), Andréa Almeida, os secretários de Educação, Bruno Roza; de Assistência Social (Smads), Euclídia Fioravante; de Finanças, Telma Trimer; de Governo, Tássia Espego; de Saúde; Augusto Muzilli Júnior; de Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco; e a chefe de gabinete, Juliana Baccarin.

Os vereadores que participaram da 11ª edição do Pira nos Bairros foram Fabrício Polezi, Paraná, Acácio Godoy, Paulo Camolesi e Josef Borges.

Sem dúvidas o Pira nos Bairros é um dos programas mais bonitos que fizemos, com aceitação total da população. Foi um sucesso. E finalizamos esse ano com a consciência de que cumprimos a função do programa, que é trazer a Prefeitura para perto das pessoas, para perto dos bairros. Por isso, o Pira nos Bairros cumpre o seu papel de aproximar da população”, completou o prefeito.

ATENDIMENTOS – As edições que mais contaram com a participação popular foram: Eldorado, com 1.817 atendimentos; Artemis, com 1.807 atendimentos; e Santa Teresinha, com 1.757.

Os serviços mais procurados durante este primeiro ano de Pira nos Bairros foram os de atendimentos de saúde. Ao todo, foram 7.093 pessoas atendidas. Na sequência estão emissão do cartão Pira Cidadão e vacinação de pets, com 1.673 e 926 atendimentos prestados respectivamente.

Saúde, inclusive, foi uma demanda procurada por Renato Paranhos, que esteve na 11ª edição do programa neste sábado, no Jardim Bartira. Ele aproveitou o sábado para aferir a pressão e para emitir o cartão Pira Cidadão e o cartão do Transporte Público. “É muito legal porque esclareceu sobre serviços que a Prefeitura tem e, muitas vezes, as pessoas nem sabem quem existem. E tudo isso sem burocracia. Facilitou muito e aproximou a população do serviço público, destacou.

Patrick David Possignollo, morador do bairro Santa Isabel, levou os filhos Henrique e Analy para cadastro e emissão do cartão Pira Cidadão. “Bem melhor poder contar com essa ação, é mais tranquilo e com acesso facilitado. Somos moradores novos na cidade, então aproveitamos para fazer nosso cartão”, contou.

19/12/23 10h38 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO