Museu da Água e Aquário Municipal estão entre as diversas atividades gratuitas para as férias de janeiro em Piracicaba

Programação contempla visita a pontos turísticos, exibição de filmes, contação de histórias, brincadeiras, entre outras ações

Janeiro é período de férias escolares e, portanto, momento propício para o lazer e para visitar e conhecer diferentes lugares. Em Piracicaba, diversos espaços púbicos, com entrada gratuita, podem fazer a diversão das crianças durante o recesso escolar, como o Aquário Municipal, museus e parques com brinquedos e áreas verdes. Além disso, a Prefeitura preparou atividades especiais para esta temporada, como o Animaférias, no Zoológico Municipal, e o Projeto Férias - Visite Piracicaba, com passeios pelos principais pontos turísticos do município, ambas com inscrições abertas em piracicaba.sp.gov.br.

Entre os espaços para visitação gratuita na cidade está o Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves, situado no Parque do Mirante, e que tem mais de 100 espécies de peixes, distribuídas em três aquários e dois grandes lagos. A visita pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Nas proximidades do Aquário, mas do outro lado do rio, tem o Museu da Água, situado na avenida Beira Rio. O prédio, tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) desde 2002, foi a primeira estação de captação e bombeamento de água da cidade e possui cerca de 12 mil m², com instrumentos e equipamentos que contam sobre os primórdios do abastecimento de água no município. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Para quem gosta de atividades ao ar livre, ficam disponíveis para visitação o Parque da Rua do Porto João Hermann Neto, que contém lago para lazer com pedalinho (atração paga), playground, pista de caminhada e o PetPira, o primeiro espaço para recreação de pets na cidade. O parque fica na avenida Alidor Pecorari, s/nº, e funciona de segunda a domingo, das 6h às 21h30. A Estação da Paulista é outro parque com playground, campo de areia, lago japonês, pista de caminhada e bike e está situado na avenida Dr. Paulo de Moraes, 1580, na Estação da Paulista, funcionando de segunda a domingo, das 6h às 20h.

O Engenho Central e a Rua do Porto são outras opções para passeio nas férias. O Engenho Central, patrimônio histórico da cidade, ainda possui os galpões antigos que eram usados enquanto o local funcionava como engenho de açúcar e álcool entre os anos 1881 e 1974. Já a Rua do Porto abriga restaurantes nos quais os consumidores podem degustar os pratos observando o rio Piracicaba.

A praça José Bonifácio, na região central da cidade, também tem playground para as crianças e o serviço (particular) para passeios em miniaturas de carros. Há, ainda, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, que foi inaugurado em 1957 e está instalado na antiga residência do primeiro presidente civil da República, Prudente de Moraes. É um dos museus mais antigos do gênero no Estado de São Paulo. Ele funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e feriados, das 10h às 14h. O endereço é rua Santo Antônio, 641, Centro.

ANIMAFÉRIAS - Realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), o Animaférias acontece entre os dias 23 e 26/01, no período da manhã, no Zoológico Municipal, com o tema Desvendando a Vida no Zoo, com atividades direcionadas a crianças com idades entre sete e 10 anos. O objetivo principal desta edição do Animaférias é tratar de temas relacionados aos animais silvestres, explicando sobre a biologia e comportamento deles, bem como as funções do zoológico e a contribuição deste equipamento para o bem-estar animal e conservação da vida silvestre. São 30 vagas e as inscrições podem ser feitas em https://bit.ly/47qamPn. E anexo ao Zoológico, tem o Paraíso da Criança, parque com playground com diversos brinquedos, como escorregador, cavalinhos, gangorra, balanço e labirinto, e espaço para piquenique. Ele abre de terça-feira a domingo, das 6h às 20h.

VISITE PIRACICABA - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promove nos dias 10, 11, 12, 17, 18, 19, 24, 25 e 26/01 (quartas, quintas e sextas-feiras), no período da manhã, o projeto Visite Piracicaba, que consiste em passeios gratuitos de ônibus por locais turísticos e de importância histórica na cidade, acompanhado por um guia de turismo. As inscrições podem ser feitas em turismopiracicaba.com.br. Serão 30 inscritos por passeio. Os roteiros têm saída às 8h30, em frente ao Casarão do Turismo, localizado na Av. Alidor Pecorari, 1433, no Parque da Rua do Porto e retorno às 12h30 no mesmo lugar.

VEM BRINCAR - A Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) realiza entre os dias 16 e 19/01, das 14h às 17h, o projeto Vem Brincar, com brincadeiras infantis e jogos para crianças e adolescentes da comunidade. As atividades serão desenvolvidas em diferentes ginásios da cidade. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas em https://bit.ly/47nK9RH.

BIBLIOTECA - A Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto também desenvolve programação especial neste mês, de manhã, à tarde e à noite, que contempla exibição de filmes como Dançando no Silêncio e O Homem Mosca, oficinas artísticas, contação de histórias, vivência com jogos, entre outras atividades. A programação completa e as inscrições podem ser consultadas pelo WhattsApp: (19) 3433-3674. A biblioteca fica na rua Saldanha Marinho, 333, Centro.

09/01/24 11h40 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO