Prefeitura e Semae criam protocolo para comunicar monitoramento das águas para abastecimento da cidade

Nos sites e mídias sociais, população poderá acompanhar avisos sobre alterações físico-químicas das águas, aplicação de produtos adicionais para tratamento, entre outros

Após diferentes situações envolvendo o rio Piracicaba no início deste ano, a Prefeitura de Piracicaba, por meio do Semae, criou protocolo para divulgação de comunicados sobre o monitoramento das águas captadas dos rios Piracicaba e Corumbataí para abastecimento da cidade, com base nas análises do Semae e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), com parâmetros que permitem antever situações relacionadas aos mananciais para que, então, sejam tomadas medidas pertinentes. Diante disso, alterações na qualidade da água, aplicação de produtos adicionais, como o carvão ativado, e até mesmo a diminuição do volume captado, de maneira a tratar e distribuir água nos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde, serão informadas à população no site oficial do Semae (semaepiracicaba.sp.gov.br), no site da Prefeitura (piracicaba.sp.gov.br) e nas mídias sociais de ambos."Nosso intuito é deixar a população ciente dos acontecimentos relacionados à captação de água para abastecimento, levando em consideração a possibilidade de alguma variação físico-química. Nosso trabalho é informar com transparência e lisura para a sociedade", explicou o prefeito Luciano Almeida, que na última sexta-feira reuniu-se com integrantes da equipe do Semae, sendo eles Artur Costa Santos, presidente do Serviço; Elaine Contiero Ribeiro, diretora do Departamento de Tratamento de Água, e João Vitor Roesner, superintendente operacional; além do titular do Centro de Comunicação Social, Thiago Marquezin, e da chefe de gabinete, Juliana Damiames, e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Salvaia, para tratar do tema.A comunicação entre Semae e Cetesb já acontece internamente, mas agora, portanto, passa a ser informada à população. No episódio recente de mortandade de peixes ocorrido no rio Piracicaba, por exemplo, o Semae e a Cetesb se comunicaram com antecedência sobre a possibilidade do acontecimento, já que no período de 30/12/2023 e 03/01/2024 o Semae havia recebido em sua captação da ETA (Estação de Tratamento de Água) Luiz de Queiroz água com características alteradas de qualidade e, então, emitiu abertura de protocolo na Cetesb, que retornou da seguinte forma:

"As informações prestadas por V.Sa. por meio do canal Fale Conosco da Cetesb são convergentes com aquelas constatadas pela Cetesb desde o dia 30/12/2023. A floração de algas foi um fato constatado no dia 30/12, porém, as alterações nas condições físico-químicas das águas só ocorreram na madrugada do dia 02/01/2024, constatado, inclusive, por meio do monitoramento automático mantido pela Cetesb em ponto no rio Piracicaba. O episódio ocorrido remete para um fenômeno na escala regional da bacia hidrográfica, com aporte de elementos desde os trechos a montante (acima do ponto considerado/de referência), conforme relatado em vossa denúncia".

16/01/24 14h49 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO