accessible
Notícias


Semae inicia Plano de Combate às Perdas Físicas de Água

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) deu início ao Plano de Combate às Perdas Físicas de Água. Nesta ação, serão refeitas as zonas e pressão da rede de abastecimento de água da cidade.

De acordo com o engenheiro de saneamento do Semae, Pedro Caes, o trabalho consiste em prolongamentos de rede, interligação de redes, instalação de válvulas redutoras de pressão, instalação de medidores de pressão, pontos de medição de pressão e de uma central de monitoramento. “A diminuição da pressão nas redes de abastecimento, o controle dessa pressão dentro dos setores, diminuirá o número de vazamentos e, ocorrendo vazamentos, diminuirá significativamente o volume de água perdido no vazamento. A medição dentro desse setor fornecerá dados mais concretos e completos para as ações como, percepção do vazamento no setor com rapidez, isolamento da área com vazamento e manutenção mais rápida, diminuindo o tempo do vazamento e consequentemente a perda de água, além de fornecer dados para controle mais eficaz dos volumes perdidos”, explicou Pedro Caes.

Plano de Combate às Perdas Físicas de Água será executado em 21 etapas, que serão licitadas e implantadas de acordo com o cronograma de investimentos do Semae, financiamentos dos governos federal e estadual, do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), da cobrança pelo uso da água, entre outros. Nesta primeira etapa o investimento está orçado em R$ 755 mil e o setor escolhido é aquele com o maior índice de vazamentos, o Semae recebe aproximadamente 40 reclamações por dia. Está previsto uma redução de 50% no número de ocorrências de vazamento e de perdas de água. A implantação se dará no sistema denominado “Boa Esperança – Reservatório Elevado”, que atende a região de Santa Terezinha.

Vlamir Schiavuzzo, presidente do Semae esclarece. “O Semae sempre teve investimentos nessa área, combatendo as perdas de água no sistema de distribuição. Já contamos com 100% de distribuição de água, 100% de coleta de esgoto e 100% de tratamento do esgoto coletado, agora é o momento de focarmos nas perdas. O Plano Diretor de Perdas Hídricas elaborado em 1998 e revisado em 2006, com um diagnóstico genérico, teve diversas ações executadas durante esse período. Com o crescimento populacional e a problemática da gestão eficiente dos recursos hídricos o SEMAE sentiu a necessidade de planejamentos cada vez melhores da distribuição de água, especialmente em casos como o de Piracicaba que possui sistemas em operação com idade superior a 100 anos. O próximo passo foi contratar, em 2012, a revisão do Plano de Redução de Perdas Físicas, contemplando o estudo do Plano Diretor de Perdas vigente, Diagnóstico do Sistema Existente, Campanhas de medição de campo e Projeto da Setorização da distribuição de água com o objetivo de redução de 25% das perdas físicas num horizonte de 20 anos. Mas a minha intenção é atingir esse objetivo em um prazo menor”, declarou. 

 

22/08/14 16h07 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA