Gabriel Ferrato e Vlamir Schiavuzzo visitam a Espanha
O presidente do Semae e prefeito Gabriel Ferrato estiveram na cidade de San
Sebastian- Espanha, a convite da Universidad del País Vasco, para conhecer sistemas de telemetria. A universidade possui um parque tecnológico com recursos da Comunidade Européia e do governo da Espanha, no qual está instalada uma unidade que realiza pesquisas e desenvolve os produtos.

O Sistema de Telemetria desenvolvido é muito interessante, pela facilidade de leitura dos hidrômetros, que pode ser realizada on-line ou com veículo coletando informações somente ao transitar pela rua, sem necessidade de leitura individual. Por esse meio, produz, também, um banco de dados no qual o consumo de água pode ser monitorado permanentemente, fornecendo informações úteis ao gestor do saneamento, entre outras possibilidades.

A visita foi iniciada pelo laboratório de estudo onde é desenvolvida a tecnologia, quando se pôde conhecer as ferramentas tecnológicas utilizadas e o funcionamento dos equipamentos. Posteriormente, foi realizada uma visita ao campo, quando se apresentou o funcionamento do sistema de leitura de hidrômetros de dentro do veículo, que circulou por várias ruas da cidade. Em apenas duas horas foram realizadas e conferidas mais de duas mil leituras.

Outra vantagem do Sistema vem de encontro aos programas de combates a perdas que
o Semae já iniciou. Por exemplo, havendo qualquer tentativa de fraude, o sistema detecta e soa um alarme (sinal) no Centro de Operação. Esse mecanismo poderá, provavelmente, diminuir as fraudes que possam existir, diminuindo as perdas físicas e comerciais, agora ainda mais em evidência por conta da crise hídrica.

Segundo o presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo, "embora esse deva ser o futuro dos sistemas de monitoramento e controle das redes de saneamento, nada está definido sobre a sua eventual instalação, pois primeiro será necessário um estudo de viabilidade para, posteriomente, se tomar uma decisão”.

O prefeito Gabriel Ferrato também ficou muito entusiasmado com a tecnologia e discutiu com o representante da Universidade sobre a possibilidade de sua utilização nos sistemas de iluminação pública com lâmpadas LED, além de propor uma cooperação técnica com nosso Parque Tecnlógico no que se refere à geração de estudos e projetos para uma cidade inteligente (smart city), que é uma tendência inexorável nas administrações públicas.

Vlamir Schiavuzzo
Presidente do Semae