Semae vai oferecer kit de reservatório

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) finalizou, nesta semana, o processo licitatório para compra de caixas d´água, para atender a uma parcela de consumidores que não têm estes equipamentos em suas residências.  O custo do kit, que inclui a caixa d´água, canos e adaptadores, está estimado em R$ 210,00 e o consumidor poderá parcelar em até quatro vezes.

A proposta da compra e posterior venda de caixas d´água foi discutida já em 2013, entre o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, e o presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo. Entre os principais motivos para centenas de consumidores não instalarem estes equipamentos em suas casas está a economia na hora da construção

Vlamir Schiavuzzo explicou que, nos últimos anos à frente do Semae, percebeu que o consumidor que reclama da falta d´água, principalmente após uma manutenção da rede, não tem em sua casa um simples reservatório. “A intenção é atender àqueles usuários que não têm recursos próprios para adquirir um reservatório, viabilizando o acesso a um volume de reservação de água potável em suas casas. Assim, casos de situações emergenciais de falta de água serão amenizados, por um período”.

Com a decisão de comprar as caixas, Vlamir colocou a ação no PPA 2013 e no Orçamento deste ano. Técnicos do Semae elaboraram um kit, que foi licitado e tem um custo baixo, além de poder ser parcelado.

O prefeito Gabriel Ferrato explicou que, neste ano, a população percebeu o quanto é importante a água para a sua vida. Mesmo Piracicaba não tendo sofrido racionamento, em algumas situações e por diversos motivos, o Semae enfrentou problemas para garantir o abastecimento d´água. Por isso, a proposta é desenvolver, no primeiro semestre de 2015, um projeto-piloto e, posteriormente, fazer uma análise da aceitação do consumidor que não tem em sua casa um reservatório d´água.

Ao todo, o Semae pretende comercializar 380 kits somente para pessoas físicas, conforme critérios estabelecidos pela autarquia. Cada consumidor, ao adquirir o kit, assinará um termo de compromisso, assumindo não ter o equipamento em seu imóvel. O Semae investiu R$ 79,8 mil na compra dos kits.

Para comprar um kit, o consumidor precisará fazer a solicitação diretamente no Semae ou nos Polos de Atendimento - Piracicamirim, Santa Terezinha e Paulista, portando documentos pessoais. A partir da compra, o Semae fará a entrega mediante agendamento com os usuários, que terão a responsabilidade de instalar num prazo de até 30 dias e informar a autarquia, para que seja realizada a fiscalização. Caso não seja feito o comunicado, a cobrança será em parcela única.

O kit é composto por uma caixa d’água de 310 litros, com tampa; seis metros de tubo de PVC soldável de 25 mm (¾”interno); uma boia (torneira-boia) com haste de metal de ¾”; dois “T” de PVC soldável de 25 mm; um adaptador PVC soldável para caixa de água de 25 mm (¾” interno); três  adaptadores em PVC soldável com registro para caixa d’água de 25 mm x ¾”; três registro de esfera em PVC soldável de 25 mm; quatro joelho 90º de PVC soldável de 25 mm; um frasco de adesivo incolor para PVC, com 175 gramas e manual de instalação em português.

Semae – Piracicaba

Rua XV de Novembro, 2200

Fone: 3403-9611

Polo Santa Terezinha

Rua Nagib Ismael nº 104, Santa Terezinha.

Fone: 3425-7798

Polo Piracicamirim