Semae completa 46 anos

O Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto, completa 46 anos no dia 30 de abril, e é destaque no saneamento básico.  Vlamir Schiavuzzo, presidente da autarquia há nove anos, avalia positivamente. “Temos uma administração austera, os resultados das ações do Semae, mostra a satisfação da população, demonstrando que prestamos serviços de alta qualidade. Cumprimos com o nosso papel, distribuímos 100% de água, tratamos 100% do esgoto coletado, nosso maior desafio agora é combater as perdas, que já foi iniciado. Tenho grande orgulho de fazer parte da história do Semae”, declarou.

O prefeito Gabriel Ferrato destaca a idoneidade do Semae construída nesses 46 anos, "o Semae se tornou uma referência no país quando se fala em tratamento de água, preservação e saneamento básico. A autarquia é mais um motivo de orgulho para o cidadão piracicabano que vem comemorando, junto com o Semae, grandes conquistas nesses últimos anos."

O Semae foi criado por meio da Lei nº 1.657, do então Prefeito Francisco Salgot Castillon, e hoje conta com mais de 1500 quilômetros de rede de água, mais de 140 mil ligações de água, e com mais de 80 unidades construídas cidade, entre reservatórios, regionais, estações de tratamento de água e esgoto, entre outros. Foi implantado o sistema de leitura simultânea, com um computador e impressora portátil.

Aprimorando os serviços para viabilizar o atendimento ao consumidor, o Semae conta com cinco pontos de atendimento, são eles: Polo Santa Teresinha, Polo Piracicamirim, Polo Pauliceia, Poupatempo Municipal e na sede do SEMAE. Os consumidores também podem solicitar diversos serviços pelo site www.semaepiracicaba.sp.gov.br e também pelos telefones 115 e 0800-772 9611.

Contamos com mais de 686 funcionários ativos, que atendem o público, atuam no setor administrativos, realizam manutenções como reparar vazamentos nas ruas, executar de obras nas redes, operam as estações, controlam a pressão nas redes e para que não ocorra a falta de água, a autarquia possui sistema informatizado de controle dos reservatórios.

Pensando no meio ambiente, o Semae é responsável pelo Aquário Municipal, localizado no Parque Mirante. Museu da Água, localizado na avenida Beira Rio, e também desenvolve projetos sócio ambientais como o Aguamiga e o Guardiões da Água.

História

Os Piracicabanos viram a água jorrar em Piracicaba pela primeira vez em 26 de maio de 1887, no chafariz na praça da Catedral. A água que jorrava a 12 metros de altura rompeu com a era em que a água era transportada à lombo por burros, e foi nessa época que o serviço de água da cidade ficou por conta da iniciativa privada.

Em 1952, o serviço de água e esgoto passou a ser de responsabilidade da Prefeitura, através do Departamento de Águas e Esgotos, unidade subalterna à Secretaria Municipal de Obras. Com o crescimento da cidade, foi necessário a criação da autarquia.

A primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade, construída em 1887, está localizada na Avenida Beira Rio e, hoje desativada, deu lugar ao Museu da Água.

Lei nº 1657 de 30 de abril de 1969

Elaborada pelo prefeito Castillon e aprovada pela Câmara de Vereadores em 22 de abril de 1969, a lei foi criada para dar autonomia aos serviços de água e esgoto na cidade. O Semae não possuía estrutura, dinheiro, máquinas e nem equipamentos para realizar os serviços, por isso, os funcionários andavam de carrocinhas de madeira, empurradas à mão pela equipe de manutenção. E na primeira gestão do presidente do Semae, Paulo Geraldo Serra a distribuição de água era precária, mas depois de 20 anos de serviço, o Semae se transformou em um órgão mais técnico e ganhou a confiança da população.

29/04/15 16h52 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA