Semae realiza oficina no Novo Horizonte

Aconteceu hoje, dia 05, mais uma oficina de eco sabão promovida pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) em parceria com a Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Social). Com foco na educação ambiental, representantes da autarquia explicaram o correto descarte do óleo de cozinha e a geração de renda com a produção de sabão. A oficina é gratuita e integra o projeto social “Guardiões da Água” e aconteceu nas dependências do Centro Social do Novo Horizonte. Contou com a participação de aproximadamente 20 pessoas, que levaram para casa um kit para produzir sabão com seis receitas práticas e rápidas. O kit é composto de balde, um par de luvas, óculos de proteção, máscara, jarra graduada e detergente.

De acordo com Vlamir Schiavuzzo, as oficinas contribuem na conscientização. “Além de ser um meio de disseminar a importância da conservação do meio ambiente, contribui também como incentivo de geração de renda e a conquista de novos recursos financeiros”.

A ambulante, Sueli Aparecida González, 62 anos, viu na oficina uma oportunidade. “Pensei que era difícil, mas não é. Vou fazer bem feitinho, ensacar bem bonito pra poder vender”, declarou.  A pensionista Maria Fernandes dos Santos, 62, participou pela segunda vez da oficina. “Eu gosto de participar, hoje trouxe minha filha para aprender. Eu não compro mais sabão em casa, sou eu mesma que faço”, completou.

Projeto Guardiões da Água

O projeto socioambiental, voltado à comunidade, visando à conscientização da população, quanto ao uso racional da água, proteção aos mananciais, uso adequado da infraestrutura de esgoto e a disposição correta de resíduos, através da educação, como prática pedagógica interdisciplinar, entendendo o homem como um todo, inserido em um ambiente complexo.

É realizado por meio da Caixa Econômica Federal o programa Serviços Urbanos de Água e Esgoto, na modalidade Saneamento Integrado, compreende a ampliação e reforma da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Capim Fino 1ª etapa. O projeto é desenvolvido em bairros próximos à obra física, sendo eles: J Jardim Gilda, Santa Teresinha, Parque das Indústrias, Parque Orlanda, Bosques do Lenheiro, Parque São Jorge, Vila Fátima, Monte Rey, Mario Dedini, Parque Piracicaba, Vila Sônia e Santa Rosa, e conta com a participação direta de servidores de diversas áreas de atuação pertencentes ao quadro permanente desta autarquia e com a participação comunitária, através de acompanhamento em todas as etapas da obra física.

Débora Laranjeira Mtb 54.185

Assessoria Imprensa SEMAE - 05.05.2015