SEMAE recebe três caminhões e visa diminuir perdas físicas

O Semae - Serviço Municipal de Água e Esgoto recebeu três caminhões com caçamba, dando seqüência ao Plano de Governo do prefeito Gabriel Ferrato. O investimento total foi de R$497.400,00.

Esta é a última remessa de equipamentos para viabilizar o Plano de Combate às Perdas Físicas. O Semae já recebeu três novas retroescavadeiras, no valor de R$567 mil, três compactadores no valor de R$ 14.550, nove motobombas no valor de R$ 15.120,00, e mais nove cortadores a disco, no valor de R$ 20.700,00 cada. Total de investimentos R$ 1.114.770,00.

Todos os equipamentos serão enviados para as três regionais, sendo elas Centro, Paulista e Santa Terezinha. Além dos veículos e maquinário, o Semae está ampliando o número de equipes que atuam nas regionais de Santa Teresinha, Paulicéia e Piracicamirim. Com esse investimento e três equipes adicionais, uma em cada regional, o Semae espera que os serviços extensão e de reparos das redes de água sejam melhorados e as demandas da população atendidas mais rapidamente. Reparos mais rápidos reduzirão as perdas de água. Essa é uma resposta imediata da autarquia, discutida com o prefeito Gabriel Ferrato, diante do aumento do número de vazamentos de rede que têm sido observados recentemente na cidade.

Segundo o presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo, “essas novas máquinas e equipamentos viabilizam a realização dos serviços de vazamento, manutenção, extensão da rede de água e novas ligações, além de diminuir consideravelmente e as paradas não programadas do abastecimento, que prejudicam o consumidor”.

Estas ações foram planejadas na revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas, elaborado em 2013/2014, que tem como finalidade reduzir as perdas de água do sistema. Em sua primeira etapa, já está teve início as obras para atender a região do bairro Boa Esperança, que atualmente apresenta o maior índice de vazamentos de rede da cidade. A empresa vencedora da licitação foi a RHS Controls – Recursos Hídricos e Saneamento Ltda. – EPP, com investimentos em torno de R$ 524 mil, já trabalha na região do bairro Boa Esperança, onde há maior incidência de vazamentos, as equipes devem realizar varredura na rede, setorização, instalação de válvulas e sensores. E também, elaborou dois projetos no valor de aproximadamente R$ 6 milhões cada e os apresentou ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, com o compromisso de arcar com 23% do valor em termos de contrapartida. Os projetos devem abranger as regiões de Santa Teresinha e Paulicéia.

O prefeito Gabriel Ferrato destaca a amplitude do projeto. “O Plano de Combate às Perdas é muito mais extenso e estima-se a necessidade de um investimento em torno de R$ 24 milhões. Com todo ele executado, as perdas cairiam dos atuais 45% para 25% ou menos, o que representa um ganho substancial, pois seriam reduzidas tanto as necessidades de captação quanto as despesas com tratamento de água. Na seqüência, outras etapas e outros projetos poderiam ser elaborados e implementados para reduzir ainda mais as perdas” completou Ferrato.

03/07/15 16h26 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA