Semae assina contrato para obras da ETA Capim Fino

Aconteceu ontem, dia 19, a assinatura de contrato de financiamento entre a Prefeitura de Piracicaba, Serviço Municipal de Água e Esgoto e Caixa Federal, para 2ª Etapa de obras na Estação de Tratamento de Água ETA Capim Fino, na ocasião estavam presentes o prefeito Gabriel Ferrato, o presidente do Semae Vlamir Schiavuzzo, o superintendente da Caixa Econômica Federal Carlos Henrique Almeida Custódio, vereadores, imprensa e demais convidados.

O prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato enfatizou a importância da obra que garante o abastecimento da cidade sem risco de racionamento, “estamos tranqüilos por muitos anos, não só pela quantidade de água, com também pela qualidade”, disse.

“A importância desta obra mostra como estamos trabalhando. Com a finalização da obra, além de aumentar a capacidade da estação, a nova planta vai contribuir para a diminuição de perdas nas estações, estamos preparados para o futuro. Essa ação vem de encontro com o plano de governo do prefeito, fora isso, passar tranqüilidade para a população”, declarou Vlamir Schiavuzzo, presidente do Semae.

O valor do financiamento é de R$ 9,8 milhões, provenientes do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço FGTS, autorizado pelo Ministério das Cidades, dentro do PAC2 Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal e será quitado em 240 meses. O investimento total é de R$10.997.000,00, sendo R$R$ 1.099.700,00 de contrapartida do Semae.

O contrato de financiamento tem como objetivo prosseguir com as obras na ETA Capim Fino 2ª etapa, que compreende reforma, ampliação e modernização da estação, ampliando a capacidade de tratamento, de 1.800 litros por segundo para 2.000 litros por segundo, suprindo a demanda de água do município de maneira eficiente, e dentro dos padrões de qualidades de água exigidos por lei. O empreendimento é composto de serviços de pavimentação, instalação de novas unidades de dosagens e armazenamento de produtos químicos e a construção de quatro novas unidades de filtração. A previsão do inicio das obras é para outubro de 2015 e conclusão deverá ser realizada em 18 meses.

1ª etapa

Realizada por meio do PAC II – OGU (Orçamento Geral da União), o objetivo da obra é aumentar de tratamento, passando de 1.300 litros pode segundo para 1.800 l/s. Nesta etapa foram investidos cerca de R$ 17 milhões pelo Governo Federal, e R$1,1 milhão pelo Semae.A 1ª etapa compreende a construção de quatro filtros, quatro floculadores, um decantador, reforma de 16 filtros existentes, reforma de 16 floculadores existentes, reforma de quatro decantadores existentes e interligações hidráulicas.

O Semae conta ainda com mais duas estações de tratamento de água e operação, as ETAs 1 e 2 Luiz de Queiroz, com capacidade de tratar 600 l/s, captados do rio Piracicaba

Débora Laranjeira Mtb 54.185

Assessoria Imprensa - Semae