Semae leva projeto Guardiões da Água para o Jardim Oriente

Na tarde desta quinta-feira, dia 14, as crianças do Projeto “Espaço Aberto”, realizado pela Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília- Afasmac,  participaram de uma tarde diferente com a equipe do Semae. Dando andamento no projeto socioambiental Guardiões da Água, cerca 30 crianças entre 3 e 9 anos participaram da atividade.

Ivan Canale, biólogo do Semae- Serviço Municipal de Água e Esgoto,  levou para as crianças amostras de água tratada e água do rio, e abordou temas como a importância da água, para que ela serve e porque devemos evitar o desperdício. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer microorganismos por meio do microscópio.

De acordo com a coordernadora do projeto Marilene Pereira Flores, várias atividades são oferecidas às crianças. “As crianças que são atendidas pelo projeto, estão em situação de vulnerabilidade. Atendemos duas turmas diferentes, no período da manhã e tarde, essas atividades são importantes para elas.”, declarou. O projeto ofecere diversas atividades como artes, informática, auxilio escolar, contação de histórias entre outras.

Guardiões da Água

O projeto de trabalho socioambiental é realizado pelo Semae, em parceria com a Caixa Econômica Federal, por meio do programa Serviços Urbanos de Água e Esgoto, na modalidade Saneamento Integrado, que compreende a ampliação e reforma da ETA  (Estação de Tratamento de Água) do Capim Fino 1ª etapa.

O projeto é voltado à comunidade, visando à conscientização quanto ao uso racional da água, proteção dos mananciais, uso adequado da infraestrutura de esgoto e a disposição correta dos resíduos e acompanhamento da obra física, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável, além de formar agentes educadores nas comunidades; capacitar a comunidade para geração de renda, através de cursos e oficinas e também articular parcerias com instituições públicas e privadas que atuem na área.

15/04/16 14h53 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA