Com investimento de R$ 1,61 milhão, a nova estrutura é avanço significativo na modernização e sustentabilidade dos serviços de saneamento da cidade
O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba segue com as obras de construção da Estação de Tratamento de Lodo (ETL) da Estação de Tratamento de Água (ETA) Anhumas. Com investimento de R$ 1,61 milhão e prazo de execução de seis meses, a nova estrutura é avanço significativo na modernização e sustentabilidade dos serviços de saneamento da cidade.
De acordo com a Gerência de Projetos e Obras do Semae, a ETL será responsável por tratar o lodo gerado nas etapas de decantação e filtração da água, por meio de processos de desaguamento, acondicionamento e remoção, reduzindo os impactos ambientais. Além disso, a água recuperada durante o tratamento será reaproveitada no sistema, evitando desperdícios.
Já foi executada a escavação e demolição do antigo piso de concreto; assentamento de nova tubulação para mudança de trajeto de rede de água tratada; e instalação de tubulação para abastecimento de caminhão-pipa. Estão em fase de conclusão a escavação da caixa para a futura estação elevatória de água de reuso; escoramento metálico na vala de construção da elevatória de água de reuso; e iniciada a escavação do tanque de equalização do tratamento de lodo.
Ronald Pereira, presidente do Semae, ressaltou a importância da obra, destacando que a ETA Anhumas ainda não possuía tratamento de lodo. “Com a ETL, reduziremos em cerca de um milhão de litros as perdas de água e obteremos uma licença ambiental fundamental para a cidade. Além disso, essa iniciativa reforça o compromisso do Semae e da Prefeitura com a gestão sustentável dos recursos hídricos e preservação do meio ambiente”.
A OBRA – Equipado com tecnologia moderna, o projeto inclui tanque equalizador, sistema de bags verticais e estação elevatória para a água de reuso. A estação foi dimensionada para operar com o dobro da capacidade atual da ETA Anhumas, garantindo maior eficiência e segurança ambiental.