Nomeado pelo prefeito Helinho Zanatta, Carlinhos Schiavon segue em sua segunda gestão no Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba
O prefeito Helinho Zanatta empossou Antônio Carlos Schiavon, o Carlinhos, para a gestão 2026/2028 do Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba), na manhã desta terça-feira, 06/01, na sede da entidade, localizada no bairro Chácara Nazareth. A cerimônia de posse teve a presença do vereador Pedro Kawai, que representou a Câmara Municipal, de secretários municipais, do Semae Piracicaba (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e representantes de diversas instituições da cidade.
Na oportunidade, Helinho Zanatta destacou a importância da reestruturação administrativa do Instituto, cujo projeto foi aprovado pela Câmara. “A reforma era pedida pelos servidores, pelo Ipasp, e foi feita junto com o Instituto. Isso reestrutura o Ipasp para as próximas décadas, a fim de cumprir seu papel em trabalhar a favor dos nossos servidores. Parabenizo a todos os conselheiros, o presidente, os funcionários diretos do Ipasp pelo trabalho que estão fazendo. O desafio da gente é resolver, com todos, inclusive com a Câmara, para deixar o Instituto melhor ainda do que a gente recebeu, com sustentabilidade”, enfatizou o prefeito.
O Ipasp é o único órgão gestor do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) em Piracicaba e, atualmente, é responsável pelo pagamento de 2.509 aposentadorias e 641 pensões dos servidores públicos municipais estatutários.
De acordo com a Lei N° 10.360, de 15 de setembro de 2025, que altera a Lei N° 2.840/1987 referente à estrutura administrativa do Ipasp, “reorganiza os seus serviços e o seu respectivo quadro administrativo e dá outras providências”, a escolha da presidência do Instituto passa a ser indicação do poder Executivo, sendo que a partir do ano passado, o processo eleitoral realizou-se apenas para o Conselho Deliberativo, com recondução de 1/3 dos conselheiros da Gestão 2023/2025. “Sinto-me honrado por ser o primeiro presidente nomeado pelo poder Executivo. Agradeço ao prefeito Helinho Zanatta, pelo reconhecimento ao meu trabalho e comprometo-me ainda mais a contribuir com uma gestão eficiente para esse novo período”, destacou Carlinhos Schiavon.
Dentre os mais de 2.200 institutos de previdência, o Ipasp está entre os 35 RPPSs no Brasil que tem a certificação Nível III em Pró-Gestão, que é um programa de certificação que visa ao reconhecimento das boas práticas de gestão adotadas pelos RPPSs, avaliado por entidade certificadora externa, credenciada pela SPREV (Secretaria de Previdência, do Ministério do Trabalho e Previdência), com adesão opcional dos municípios. “Elevar o Instituto para o Nível 3 foi possível graças ao trabalho desempenhado com eficiência pelos servidores que compõem a equipe do IPASP, que se dedicam diariamente na gestão dos recursos previdenciários”, explicou Schiavon.
ESTRUTURA – A estrutura administrativa do IPASP é composta por Presidência, Comitê de Investimentos, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Durante a cerimônia, o presidente do Ipasp deu posse ao Conselho Deliberativo que é formado por: Marcel Gustavo Zotelli (presidente), Douglas Sarti Toledo (secretário), além dos membros André Chiarini Monteiro, Gisson Amorim Costa, Eliana Emerenciano Baptista, Ermelinda de Fátima Vicentin Esteves e Adriana Gallina Paes Mascarim. Desses conselheiros, foram eleitos em 2025: André Monteiro (Semae), com 178 votos; Gisson Amorim (Guarda Civil), com 145; Adriana Mascarim (Secretaria de Saúde), com 126 e Ermelinda Esteves (aposentada/Prefeitura), com 110.
Para Gestão 2026/2028, foram empossados para o Conselho Fiscal: Paulo Roberto Costa (Executivo), James Granziol (Legislativo), Jurandir Silvestre (Asapp – Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas de Piracicaba), Emerson Luiz Chequeto Navarro (Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto) e José Osmir Bertazzoni (Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, Águas de São Pedro, Saltinho e Região).