16º Pira nos Bairros é amanhã, 13/04, no Vale do Sol

Ação acontece das 9h às 12h, na Escola Municipal Adolfo Basile

A região do Vale do Sol recebe amanhã, 12/04, o 16º Pira nos Bairros, que leva, gratuitamente, serviços da Prefeitura. A ação acontece na Escola Municipal Adolfo Basile, localizada na estrada Elias Gabriel Silva, das 9h às 12h. O Pira nos Bairros reúne, em um único lugar e de forma simultânea, diversos serviços oferecidos pelo Executivo, abrangendo todas as secretarias municipais.

Entre os serviços oferecidos, os moradores podem consultar e parcelar débitos, como IPTU e taxas municipais (Secretaria de Finanças), informações sobre serviços e programas da Assistência Social, além de atualização do Cadastro Único (Smads).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) vai fazer no local cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, além de orientações sobre o Banco do Povo, MEI e sobre formalização de ambulantes.

Também será possível fazer o cadastro e a emissão do cartão Pira Cidadão, emissão do cartão de transporte coletivo ou específicos para idosos e PCD�s e receber informações sobre o app Zona Azul. Além disso, o Pira nos Bairros vai oferecer serviços da Secretaria de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), como cadastro de demanda para habitação de interesse social e orientações sobre regularização fundiária e programa Minha Casa Minha Vida.

As crianças podem aproveitar as atividades oferecidas pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), como pintura facial, recreação com personagens infantis e atividades circenses. A banda Máfia do Jazz também se apresenta na escola durante a ação. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) oferece ainda atividades esportivas, brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce.

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) fornecerá informações sobre a Tarifa Social, consultas e também será possível fazer notificações de vazamentos, atualização de cadastros, levantamento de débitos, entre outros serviços.

SAÚDE - A Secretaria Municipal de Saúde leva para o bairro diversos serviços e atendimentos para a população, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite; avaliação antropométrica (peso e altura) e orientações sobre alimentação e segurança alimentar.

Os moradores podem ainda se imunizar contra a influenza. No setor de odontologia, haverá orientação sobre saúde bucal e atendimento para rastreio de lesões bucais. A Clínica de Olhos, parceira do Pira nos Bairros, faz testes de visão e avaliação de retina.

PETS - O Departamento de Bem-Estar Animal (DBEA) também estará presente, com vacinação para cães e gatos (polivalente V10), agendamento de castração e orientação veterinária pelo Consultório Itinerante.

O Centro de Zoonoses também oferece orientações de saúde sobre animais sinantrópicos (escorpião, aranha, barata, pombo, morcego, carrapato, rato e mosquito Aedes Aegypti).

PARCEIROS - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que participa do programa em parceria com a Prefeitura, faz atendimentos e orientação jurídica durante a ação.

Outro parceiro do programa, o Memorial Metropolitano, vai oferecer serviços de corte de cabelo, design de sobrancelha e manicure para a população.

ÔNIBUS GRATUITO - Para facilitar o acesso da população ao Pira nos Bairros, a Semuttran disponibilizará linha especial de ônibus, gratuita. Os horários de saída da EM Adolfo Basile serão: 8h55, 9h20, 9h50, 10h15, 10h40, 11h10 e 12h. Já os horários de saída partindo do Residencial Vida Nova serão: 8h42, 9h07, 9h32, 10h02, 10h27, 10h52 e 11h22.

SERVIÇO - 16ª edição do Pira nos Bairros. Sábado, 13/04, das 9h às 12h, na Escola Municipal Adolfo Basile (estrada Elias Gabriel da Silva, Vale do Sol). Gratuito.

12/04/24 16h00 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO