Serviço Municipal de Água e Esgoto completa 55 anos

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) completa nesta terça-feira, 30/04, 55 anos de história, trabalho árduo e dedicação na captação, tratamento e distribuição de água potável para a população de Piracicaba. Hoje são mais de 191 mil ligações de água, 1.766 quilômetros de extensão da rede de abastecimento de água e 1.513 quilômetros de rede de coleta de esgoto, beneficiando mais de 423 mil piracicabanos.

Investimentos

Serão investidos, no total, em torno de 150 milhões para mais melhorias na rede de abastecimento da cidade. Os programas Desenvolve SP, Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) I e II, além de recursos próprios da autarquia, contemplam os investimentos.

As obras da ampliação da Estação de Tratamento de Água do Capim Fino, e as adutoras dessa estação estão dentro do pacote de ampliação do abastecimento. Atualmente a estação de Tratamento de Água do Capim Fino tem uma capacidade nominal de 1.500 litros por segundo. Com a ampliação, a capacidade nominal será de 2.000 litros por segundo.

Melhorias

É importante destacar que o Semae já executou e entregou obras importantes para ampliar o fornecimento de água em Piracicaba. Entre elas estão a ampliação da adutora Marechal que beneficiou mais de 100 mil pessoas, adutora Monte Feliz que abastece mais de 20 mil pessoas nos bairros Monte Feliz e Água Branca, substituição de rede na Avenida São Paulo, interligação de rede Marechal-Pauliceia, extensões de rede na Avenida Raposo Tavares e também para as áreas rurais Monjolinho e Pau D'Alinho. Reformas e ampliações das Casas de Bombas Unileste, Paulicéia e ETA 3 também seguem em andamento.

Concurso Público

A abertura do edital para concurso público 001/2024 para preenchimento de 51 vagas em cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior, também representa avanço nas melhorias e irá fortalecer os trabalhos de execução dos processos da autarquia. As inscrições podem ser feitas a partir das 10h do dia 14 de maio pelo portal da autarquia e pela empresa organizadora do concurso, a Fundação Vunesp. O edital completo pode ser acessado pelo endereço: https://www.vunesp.com.br/SAEP2301 .

Cultura e Educação

Ações de valorização da história e cultura também aconteceram através dos espaços mantidos pelo Semae no Museu da Água ?Francisco Salgot Castillon? e Aquário Municipal ?Ilda Borges Gonçalves?.

Após reformas e adequações, com a reabertura do Aquário mais de 84 mil visitantes puderam conferir os espaços da atração localizado no Parque do Mirante, ao lado do Rio Piracicaba, que conta com vista privilegiada da natureza, três aquários, dois grandes lagos e mais de 100 espécies de animais aquáticos da região e do mundo. A visita pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Endereço: Avenida Dr. Maurice Allain, 454, bairro Vila Rezende.

Além das atividades no Museu da Água, a parceria com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), por meio do projeto GEPURA (Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água), aplica atividades com alunos do ensino fundamental realizando encontros sobre a temática dos recursos hídricos, atividades pedagógicas e de preservação do meio ambiente. O local possui cerca de 12 mil m², com instrumentos e equipamentos que contam sobre os primórdios do abastecimento de água no município. Seus espaços ocupam um prédio com estrutura tombada pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) desde 2002. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Endereço: Avenida Beira Rio, 448 - Centro.

História

Operando 24 horas por dia, os processos essenciais da autarquia contam com profissionais no atendimento ao público, execução dos processos de captação de água, tratamento, distribuição, realização de manutenções emergenciais e programadas.

A história do saneamento em Piracicaba começa em 26 de maio de 1887, quando os piracicabanos viram a água jorrar pela primeira vez através do chafariz na praça da Catedral Central. No mesmo ano foi implementada a primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade, está localizada na avenida Beira Rio e hoje, desativada, deu lugar ao Museu da Água.

Em 1952, o serviço de água e esgoto passou a ser de responsabilidade da Prefeitura, através do Departamento de Águas e Esgotos, unidade subalterna à Secretaria Municipal de Obras.

Com o crescimento da cidade, foi necessária a criação da autarquia através da lei nº 1657 de 30 de abril de 1969, elaborada pelo prefeito Castillon e aprovada pela Câmara de Vereadores em 22 de abril de 1969, que concedeu autonomia aos serviços de água e esgoto na cidade.

A pequena represa ETE Ártemis, três reservatórios e uma casa de máquinas  foi construída em 1978. Inauguração da ETA Capim Fino em 1982 e a elaboração do Plano Diretor de água em 1989, que gerou as diretrizes e projetos básicos para o desenvolvimento do sistema de água. Desde então o Semae vem realizando diversas obras de ampliação e distribuição de água no município de Piracicaba.

30/04/24 09h40 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO