O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) projetou e está instalando lavatórios nas comunidades carentes de Piracicaba. O objetivo é aumentar o acesso dos moradores à água corrente para higienização das mãos, principalmente devido a pandemia do novo coronavírus. Nesta terça-feira (12), foram instalados lavatórios em três comunidades: Caiuby, Precisão e Três Porquinhos, beneficiando mais de 260 famílias no total. Mais 21 comunidades serão beneficiadas com os lavatórios.
“Foram instalados na entrada comunidade os lavatórios e nós só temos a agradecer, pois vai ajudar muito a higienização de quem chega e de quem sai da comunidade a manter as mãos limpas e evitando espalhar o coronavírus”, declarou Ivani Aparecida Assumpção, líder comunitária da comunidade Três Porquinhos.
A ação foi alinhada em parceria com a Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), Smads (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) e Secretaria Municipal de Saúde, devido a importância do saneamento básico na prevenção de doenças, sobretudo, diminuir a propagação do Covid-19.
As próximas instalações de lavatórios devem ocorrer nas comunidades Sabiá, Santo Antônio, Portelinha, Belvedere, Esperança, rua Arthur Madeira, Algodoal, Nova Paulista, Pereirinha, Vitória, Pantanal, Vila Maria e outras a definir.
“Nosso objetivo é levar saneamento básico para todas as comunidades. Isso já vem ocorrendo com o projeto de urbanização do prefeito Barjas. A instalação dos lavatórios é mais uma ação para proporcionar qualidade de vida à população em vulnerabilidade social, que é na verdade quem mais está sofrendo com os efeitos da pandemia. A higienização das mãos, conforme determina a OMS (Organização Mundial da Saúde), é a principal ação para evitar a disseminação do COVID-19”, explicou José Rubens Françoso, presidente do Semae.
Segundo o prefeito Barjas Negri, são ações como essas que garantem os cuidados necessários para conter a epidemia. “A Prefeitura de Piracicaba está atenta e trabalhando de maneira efetiva para proteger toda a população piracicabana. A instalação desses lavatórios é uma medida importantíssima para a higienização das mãos nessas comunidades.”