accessible
Notícias


Semae investe em segurança do trabalho com capacitação de lideranças

Em parceria com o Cerest Piracicaba, encontro abordou temas legais e boas práticas, reforçando o compromisso com a saúde e integridade dos servidores

 

Com objetivo de fortalecer a cultura de segurança e contribuir para um ambiente de trabalho cada vez mais saudável e produtivo, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba realizou capacitação profissional para lideranças internas da autarquia com o tema Responsabilidade Civil e Criminal na Segurança do Trabalho: Implicações Legais e Boas Práticas. O encontro reuniu cerca de 40 pessoas na manhã de hoje, segunda-feira, 01/12, no auditório do Semae, tendo como parceiro o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Piracicaba, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde.

O responsável pela palestra foi Daniel Sanches, que é especialista em Segurança do Trabalho do Cerest Piracicaba, com mais de 20 anos de experiência na gestão de riscos ocupacionais, prevenção de acidentes e promoção da saúde do trabalhador. “Conseguimos desenvolver bem o tema, falamos sobre a responsabilidade civil e criminal de um líder, de como a Justiça tem tratado o assunto na ocorrência de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o universo jurídico, entre outros assuntos”, afirmou.

Para Liliane Almeida Silva, gerente de Recursos Humanos do Semae, em um cenário cada vez mais exigente em termos de conformidade legal, é fundamental que as lideranças estejam plenamente conscientes de suas responsabilidades – não apenas administrativas, mas também civis e criminais –, diante de situações que envolvam riscos ocupacionais. “Esse encontro tem como objetivo fortalecer a cultura de segurança, reduzir passivos trabalhistas, evitar penalidades legais e contribuir para um ambiente mais saudável e produtivo”.

Segundo o presidente do Semae, Ronald Pereira, fortalecer a cultura de segurança e promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo é muito importante. “Essa iniciativa é essencial para garantir a integridade dos servidores e a eficiência nas operações, refletindo o compromisso da autarquia com a segurança e o bem-estar de todos”, concluiu.

01/12/25 17h11 - FELIPE POLETI