accessible
Notícias


Começam os testes da ETE Ponte do Caixão

/admin/noticias/8366/Imagem 177.jpg

Começaram neste mês de dezembro, os teste operacionais da segunda grande Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Piracicaba, a Ponte do Caixão. Seguindo a política de preocupação com o meio ambiente, implantada pelo prefeito Barjas Negri, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) investiu mais de R$ 50 milhões em todo o sistema, que inclui a construção da nova unidade, estações elevatórias e instalação de coletores troncos entre outras ações. O sistema será operado pelo Consórcio COM/Cesbe, com custo anual de R$ 1,5 milhão, inicialmente, e cerca de 20 trabalhadores.

Na última terça-feira (20), o prefeito e o presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo, fizeram uma visita técnica juntamente com secretários municipais, representantes de entidades civis, líderes de bairros e imprensa, para demonstração dos primeiros testes operacionais da ETE Ponte do Caixão. “Estamos com mais de 95% das obras prontas e até março, a Estação estará efetivamente em operação”, ressalta Schiavuzzo.

 

Com a entrada em funcionamento da ETE Ponte do Caixão, Piracicaba terá um avanço significativo no tratamento de esgoto, saltando de 36 para 70%. Será tratado o esgoto doméstico lançado das residências instaladas na margem esquerda do rio Piracicaba, exceto os da bacia do Piracicamirim, conforme proposta do Plano Diretor. Ela atenderá uma população de 150 mil habitantes. “O município tem compromisso com o meio ambiente e o Semae está contribuindo para a despoluição do rio Piracicaba”, destaca Schiavuzzo.

 /admin/noticias/8366/Imagem 174.jpg

Segundo o prefeito Barjas Negri, essa é a primeira ETE do município que funcionará exclusivamente pelo sistema aeróbio, ou seja, aquele que não produz gás sulfídrico (H2S), responsável pelo mau cheiro. Além disso, Schiavuzzo disse que o projeto final da Estação prevê um cinturão verde, onde antes era área de descarte de entulho de construção.

 

De acordo com Mickel Ribeiro Machado, gerente da COM Engenharia/Cesbe, empresa responsável pela construção, foram instalados, além das fundações e  estruturas, três tanques – cada um com 72 m de comprimento por 35 m de largura e seis de altura – onde o esgoto será tratado. Após essa fase, o esgoto vai para três decantadores, onde é separado o lodo, descartado em aterro, e a água tratada retorna ao rio Piracicaba. “A água é 100% tratada e o controle de pureza será feito por medição da oxigenação”, afirma Machado.

 /admin/noticias/8366/Imagem 181.jpg

            ENTENDA A NOVA ETE

            A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte do Caixão é a primeira de Piracicaba a ter sistema de lodo ativado aeróbio. Acompanhe como funciona:  

            ESGOTO BRUTO – Por meio de emissários, interceptores, coletores-tronco e redes coletoras o esgoto bruto chega à ETE.

            GRADEAMENTO GROSSEIRO – após sua chegada, o esgoto entra no gradeamento grosseiro, onde é retirado o lixo impróprio (garrafas pet, tampas plásticas etc.).

            ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTO (EEE) – etapa onde o esgoto é bombeado até o peneiramento fino.

            PENEIRAMENTO FINO – retira o lixo míudo e é também onde ocorre a distribuição do esgoto para os tanques de aeração.

            TANQUES DE AERAÇÃO – onde é injetado ar para tratamento, por meio de sopradores, o que ajuda as bactérias aeróbias na digestão da matéria orgânica e também na eliminação de odores.

            TANQUES DE DECANTAÇÃO – é onde se separa o líquido, do lodo. O excesso de lodo vai para centrifugação e o lodo seco é encaminhado para o aterro sanitário.

            CENTRIFUGAÇÃO – separa o líquido do lodo

            TANQUES DE DESINFECÇÃO – é onde chega o liquido – efluente tratado – para desinfecção com cloro, retornando, após tratamento, ao rio Piracicaba.

21/12/11 13h42 -