accessible
Notícias


Piracicaba continua líder em Ranking de Saneamento

Estudo contempla coleta e tratamento de esgoto, abastecimento de água, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos

 

Piracicaba recebeu, mais uma vez, nota máxima - 500 pontos – no Ranking de Saneamento Básico realizado pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). A cidade continua na liderança do ranking, já que coleta e trata 100% do esgoto. O estudo contempla ainda abastecimento de água, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos.  A divulgação ocorreu na última sexta-feira (05), em evento online.

O ranking - edição 2020 reúne 1.857 municípios, representando cerca de 70% da população do país e mais de 33% dos municípios brasileiros que forneceram ao SNIS1 (Sistema Nacional de Informações de Saneamento). O sistema é utilizado como cálculo de cada um dos cinco indicadores utilizados no estudo.

A publicação divide os municípios em duas faixas populacionais: pequeno e médio porte (até 100 mil habitantes) e grande porte (acima de 100 mil), o que torna a comparação mais equilibrada. Para todas as bases foi considerado 2018 como ano de referência.

Os indicadores com nota máxima, foram abastecimento de água, coleta de esgoto tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos. Além de Piracicaba, que lidera a lista das cidades “rumo à universalização”, também se destacam nesse ranking os municípios de São Caetano do Sul e Rio Claro.

O prefeito Barjas Negri disse que estar novamente na liderança do Ranking da ABES é uma resposta ao trabalho que a Prefeitura de Piracicaba vem desenvolvendo. “Todos os envolvidos, especialmente o Semae, estão de parabéns porque o nosso objetivo vem sendo alcançado, ou seja, garantir ao piracicabano um amanhã sustentável”, disse o prefeito.

“Mais um ano consecutivo lideramos o ranking, somos destaque nacional em saneamento básico. Esse destaque é resultado do empenho e compromisso dos nossos servidores, que não poupam esforços para executar suas respectivas tarefas", afirmou o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), José Rubens Françoso.

O estudo e o ranking podem ser acessados neste link.

08/06/20 16h27 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA