accessible

Notícias - Últimas.

Semae fará leitura e impressão simultâneas das contas d´água


O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) lança nesta quarta-feira (14) proposta inovadora para a leitura e impressão simultâneas das contas d´água. Os leituristas da autarquia utilizarão microcoletores portáteis e farão eletronicamente as medições das contas e, em seguida, a impressão do boleto bancário. O projeto será iniciado no distrito de Santa Teresinha e, posteriormente, será implantado em toda a cidade.

O serviço, que será apresentado oficialmente ao prefeito Barjas Negri nesta quarta-feira, está dentro das metas do Semae de melhorar e aperfeiçoar o atendimento aos consumidores. Segundo o presidente da autarquia, Vlamir Schiavuzzo, “o resultado do novo trabalho é a maior eficiência e rapidez nas soluções dos problemas dos consumidores. Ele evitará que o consumidor se desloque até um posto da autarquia para encaminhar as suas reclamações ou esclarecer dúvidas”.

 

Além da leitura simultânea e da impressão da conta, os usuários poderão pedir aos leituristas que visualizem através desse equipamento, os débitos anteriores, emissão de segunda via, vazamentos e outros serviços. E na ocasião, a população também receberá orientação educativa e de prevenção, em casos de vazamentos internos, para a conscientização do uso adequado da água tratada.

O Semae adquiriu 12 microcoletores portáteis e 14 leituristas estarão atuando no projeto de Santa Teresinha e Vila Rezende, regiões que têm o registro de 40 mil consumidores, totalizando 164 rotas. O investimento foi de R$ 60 mil reais, com a compra dos equipamentos, dos computadores, aluguel, uniformes novos, etc.
Com o fim do treinamento, a partir de fevereiro, os leituristas farão a medição e a impressão da conta d´água em menos de 1 minuto, com o mesmo prazo para pagamento e com uma equipe técnica de apoio disponível nas ruas para sanar as dúvidas dos consumidores.

Para Vlamir, a leitura eletrônica trará ao Semae economia de tempo e dinheiro. “O novo serviço é executado em menos de 1 minuto, entre a leitura e a impressão da conta, que será entregue na mão do consumidor. O prazo para pagamento será o mesmo e, havendo dúvidas, a equipe dará suporte para esclarecer rapidamente qualquer problema, facilitando e agilizando os serviços”, explicou Vlamir.


COMO FUNCIONA O SERVIÇO

A partir dos dados registrados nos microcoletores portáteis será possível verificar o histórico de cada contribuinte. Com a nova tecnologia, antes mesmo do leiturista se deslocar até a residência do consumidor para expor a situação, dados eletrônicos detalhados já estarão identificando os problemas e propondo soluções locais ou setorizadas. Se necessário, técnicos da autarquia criam diretamente as ordens de serviços a serem executadas.


A expectativa de Vlamir é que, com o uso da informática, e os problemas sendo identificados serão sanados com maior eficiência e rapidez. “O número de reclamações na sede central do Semae e nos postos de atendimento tende a diminuir consideravelmente. A autarquia, no trabalho in loco, fará orientações por meio de folheto, com linguagem fácil e ilustrativa. A população também pode colaborar economizando água e ajudando na detecção de vazamentos em sua casa” disse Vlamir.

Antes do lançamento desse novo serviço, os leituristas do Semae são obrigados a realizar diversos processos até que a conta fosse emitida e enviada ao consumidor, levando aproximadamente 20 dias. Em breve, em menos de 1 minuto todo o processo estará resolvido. “Acredito que o consumidor ficará mais satisfeito com o novo atendimento, com economia de tempo para a autarquia, sem deixar cair a qualidade dos serviços. O custo-benefício é enorme”, afirma Vlamir Schiavuzzo.


PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES

Segundo Vlamir, o trabalho implantado no Semae tem procurado valorizar a participação dos servidores. Ele citou como exemplo os estudos da diretora do Departamento de Finanças, Leila Macario Fernandes e o chefe de Divisão de Leitura e Fiscalização da autarquia, Jorge Rufino da Silva. Durante um ano, eles e as equipes pesquisaram e estudaram o projeto do novo pólo de Santa Teresinha e do novo sistema de leitura das contas.

A proposta, segundo Leila, foi de melhorar o atendimento à população, priorizando a maior rapidez, e evitando que o consumidor se desloque da sua residência até um posto da autarquia. “O propósito é o Semae ir até sua casa”, explica Leila.

Após a implantação do primeiro Pólo em Santa Terezinha, a proposta é levar a idéia para as regiões da Paulista e Paulicéia e, em seguida para a região Centro. Até o final de 2009, 100% da cidade será atendida com os novos serviços.

Serviço

Pólo de Leitura Simultânea de Santa Teresinha

Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba

Rua Ângelo Furlan, n.º 80

Horário: das 08 às 16 horas

Fones: (19) 3425-7798 ou 3425-2953


Assessoria de Imprensa SEMAE

Roberta Migliolo MTB: 45.867

(19) 3403-9605

14/01/09




16/01/09 18:48 - THIAGO DIORIO