accessible

Notícias - Últimas.

ETE Bela Vista é inaugurada


Aconteceu hoje, 25, a cerimônia de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista. O evento contou com a presença do prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato; o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Vlamir Schiavuzzo; o presidente da Águas do Mirante, José Benedito da Silva Braga Filho, ex-prefeito de Piracicaba Barjas Negri, deputado federal Antônio Carlos de Mendes Thame, deputado estadual Roberto de Morais, vereadores, secretários, empresários, representante de instituições financeiras, fornecedores e parceiros.

Na ocasião foi apresentado aos convidados um vídeo tour sobre o sistema operacional da estação, discurso das autoridades, descerramento de placa inaugural e apresentação do Coral da Semdes (Secretária Municipal de Desenvolvimento Social) – “Cante Outra Vez”.

José Benedito Braga, abriu o evento e discursou além dos investimentos na obra, que teve início em dezembro de 2013, ressaltou o objetivo da estação. “São 20 milhões de litros de esgoto que serão deixados de ser lançado no Rio Piracicaba. Para a Águas do Mirante, a inauguração da Estação é um momento emblemático, pois é o maior projeto previsto na PPP e coloca a cidade em um lugar de destaque no cenário nacional”, explica Braga.

Em seu discurso, Vlamir Schiavuzzo destacou a importância da estação. “Com a ETE Bela Vista, Piracicaba passa a ter um dos maiores índices de saneamento do país e ainda neste ano serão 100% do esgoto tratado e alcançando os primeiros lugares no ranking de saneamento. Com a PPP (Parceria Público-Privada), nova no país, fomos criando, estudando e buscando respostas. Foi muito trabalhoso mas a satisfação é grande por estar a frente do Semae e ver isso acontecer”, comemorou o presidente.

De acordo com Ferrato, a entrega da ETE Bela Vista não significa só o tratamento, mas o serviço de manutenção de esgoto na cidade. “Todo esse processo foi iniciado ao longo da história por pessoas que assumiram os cargos públicos e tiveram o compromisso com o serviço público e a cidade. A PPP foi uma novidade em um país que tem uma ideologia de que ela não ajuda, mas quando é regulada, acompanhada e avaliada é uma boa parceria. O município não tem recursos próprios para esse investimento e de realizar esse trabalho sozinho. Hoje é um momento que a cidade deve ficar orgulhosa. E essa é uma notícia que devemos espalhar: uma cidade com 100% de coleta, 100% de iluminação, 100% de tratamento de água e estamos chegando a 100% de esgoto tratado. Esta é uma cidade que tem um plano e políticas públicas, e estamos construindo uma cidade cada vez melhor.


ETE BELA VISTA

Instalada em um terreno com área total de 42 mil metros quadrados e parte de um pacote de obras que envolve o sistema Bela Vista no valor de R$ 90 milhões, o objetivo da ETE Bela Vista é atender toda a demanda de tratamento de esgoto dos bairros localizados à margem direita do rio Piracicaba, exceto de Santa Rosa, Água Santa e Capim Fino, que são direcionados à ETE Capim Fino. Atualmente, a capacidade de atendimento da ETE Bela Vista é de 110 mil habitantes, sendo esta unidade operacional responsável por tratar cerca de 20 milhões de litros de esgoto por dia antes lançados in natura no rio Piracicaba.

PPP

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), a Águas do Mirante e a Caixa Econômica Federal assinaram contrato, de acordo com as determinações do edital da Parceria Público-Privada (PPP) para o gerenciamento, coleta e tratamento de esgoto produzido na cidade pelos próximos 30 anos. O contrato, firmado em julho de 2012, tem como objetivo atender ao modelo previsto no que tange ao pagamento das contraposições mensais a Águas do Mirante – empresa vencedora da licitação- e à garantia de pagamento das obrigações pecuniárias do Semae.

O investimento para o gerenciamento, coleta e tratamento de esgoto produzido no município pelas próximas três décadas é da ordem de R$ 333 milhões. Cumprindo o estabelecido no plano de governo da administração municipal, o Semae trabalha para garantir 100% de tratamento de esgoto na cidade. A Ponte do Caixão é a segunda grande ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) implantada na cidade, depois da unidade do Piracicamirim.

Também já se encontra em operação a ETE Santa Rosa/Capim Fino, que atende ao bairro Santa Rosa e aos polos Tecnológico e Automotivo, atendendo uma população inicial de 10 mil habitantes, mas poderá atender até 30 mil pessoas. Com a terceira grande ETE a Bela Vista, vai tratar o esgoto de 150 mil moradores.

A Águas do Mirante além de construir a ETE Bela Vista, está construindo as Estações de Anhumas e Ártemis e também ampliando as ETEs do Piracicamirim e do Santa Rosa/Capim Fino. Ao todo serão 11 Estações Elevatórias, 30 mil metros de interceptores e coletores-troncos, mais de 250 mil metros de redes de extensão e substituição de outros 170 mil metros de rede, para universalização do tratamento de esgoto em Piracicaba. 

TEXTO: DÉBORA LARANJEIRA MTB 54.185

FOTO: JUSTINO LUCENTE MTB 20205


belavista.JPG

25/04/14 16:52 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA