No próximo dia 30 de abril, o Semae completa 49 anos, com quase meio século de existência a autarquia é referência em saneamento, no final de 2017 ganhou destaque em ocupar o 1º lugar no Ranking da Universalização do Saneamento, realizado pela Abes – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.
O estudo realizado pelas Abes, avaliou 231 municípios do país com mais de 100 mil habitantes, foram avaliados os seguintes indicadores: abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos. Com bons índices de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, o Semae está focado em diminuir as perdas de água.
Está em andamento o Plano Diretor de Combate às Perdas Físicas de Água, que são os Macro Setores 1, 2, 3 e 4. Contamos ainda com os Macro Setores 5 (Balbo e Ártemis) e 6 (Vila Rezende e São Dimas) que estão em processo licitatório.
O Plano Diretor de Combate às Perdas, foi revisto em 2013/2014 e tem como finalidade reduzir as perdas de água no sistema e atingir o índice de 25%. Haverá redução do número de vazamentos através do controle de pressão. Com isso, serão reduzidas despesas com a manutenção do sistema e ainda melhorará as condições de abastecimento. As obras consistem em validação, pré-operação (setorização, instalação de macromedidores, instalação de válvulas redutoras de pressão, recuperação e ajuste das existentes, pesquisa e reparos de vazamentos nas redes e ramais) e monitoramento da setorização; execução dos prolongamentos e interligações de redes; pesquisa de detecção de vazamentos; reparo de vazamentos em redes e ramais.
Em paralelo, o Semae atua na urbanização das comunidades Portelinha, Frederico e Pantanal. Além destas, as comunidades Sabiás, Três Porquinho e Caiubi também serão urbanizadas.
Ao todo, são 515 funcionários ativos, que atendem o público, atuam no setor administrativo, realizam manutenções como reparar vazamentos nas ruas, executam obras nas redes, operam as estações, controlam a pressão nas redes e para que não ocorra a falta de água, a autarquia possui sistema informatizado para controle dos níveis dos reservatórios.
Para executar as demandas de manutenção e obras, o Semae conta com três regionais, Centro, Pauliceia e Santa Terezinha. Já para atender os usuários, conta com cinco pontos de atendimento, são eles: Polo Santa Teresinha, Polo Piracicamirim, Polo Pauliceia, Poupatempo Municipal e na sede do Semae. Os usuários também podem solicitar diversos serviços pelo site www.semaepiracicaba.sp.gov.br e também pelos telefones 115 e 0800-772 9611.
“Estando na presidência do Semae desde janeiro de 2017, damos continuidade ao excelente trabalho dos presidentes anteriores na prestação de serviços de saneamento. Tratando e distribuindo a água, tratamos também de uma questão de saúde pública, promovendo acesso deste bem essencial à vida, bem como, coletar e tratar o esgoto, promovemos qualidade de vida aos piracicabanos. Somos exemplo nacional, ratificado por diversas pesquisas no setor de saneamento, isso é reflexo de todo empenho dos nossos servidores, mostrando que estamos no caminho certo, cumprindo nosso dever”, declarou José Rubens Françoso, presidente do Semae.
História
Em 1952, o serviço de água e esgoto passou a ser de responsabilidade da Prefeitura, através do Departamento de Águas e Esgotos, uma unidade da Secretaria Municipal de Obras. Com o crescimento da cidade, foi necessário a criação da autarquia.
A primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade, construída em 1887, está localizada na Avenida Beira Rio e, hoje desativada, e deu lugar ao Museu da Água.
Lei nº 1657 de 30 de abril de 1969
Elaborada pelo prefeito Salgot Castillon e aprovada pela Câmara de Vereadores em 22 de abril de 1969, a lei foi criada para dar autonomia aos serviços de água e esgoto na cidade. O Semae não possuía estrutura, dinheiro, máquinas e nem equipamentos para realizar os serviços, por isso, os funcionários andavam de carrocinhas de madeira, empurradas à mão pela equipe de manutenção. A gestão da autarquia passou por 21 presidentes, sendo o primeiro presidente do Semae Paulo Geraldo Serra, atualmente é o engenheiro civil José Rubens Françoso.