O Semae – Serviço Municipal e Água e Esgoto sediará o primeiro encontro da Rede de Aprendizagem em Gestão de Perdas de Água e Energia Elétrica em sistemas de abastecimento de água, que acontece amanhã, dia 16, no auditório do Museu da Água. Bem como, foi um dos selecionados para participar do projeto.
Para a realização deste projeto, a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – ARES-PCJ, foi escolhida como entidade iniciadora da Rede de Aprendizagem no Brasil. O projeto é iniciativa da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades do Brasil (MCIDADES) e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, cooperam no projeto de “Eficiência Energética no Abastecimento de Água”. A coordenação do parceiro alemão está a cargo da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), sendo a entidade executora o consórcio AKUT/SKAT.
Conforme Chamada Pública 01/2016, divulgada no site da Ares-PCJ, o projeto de cooperação em “Eficiência Energética no Abastecimento de Água”, ProEESA, atua na melhoria das condições para implantação de medidas nas entidades prestadoras de serviço, com o intuito de aproveitar o potencial de economia existente nos sistemas de abastecimento. Pretende-se, a médio prazo, alcançar reduções significativas nas despesas de eletricidade (custos evitados), nos consumos energéticos e nas perdas de água, com inerentes melhorias na conservação das redes de distribuição e nas instalações de bombeamento.
Ainda de acordo com o documento, o conceito de redes de aprendizagem em eficiência energética, propaga e acelera a implementação de medidas de redução de água e energia em prestadores de serviço de saneamento, num ambiente integrador no qual é possível as capacidades institucionais de planejamento do prestador de serviço, de maneira a contribuir para uma implementação mais harmônica de políticas de operação e de investimentos públicos no setor de saneamento.
A ARES-PCJ constitui a entidade catalisadora da Rede de Aprendizagem no Brasil, cuja iniciativa estabelece redes de aprendizagem com uma dimensão de até 13 prestadores de serviço, localizados na mesma região, que facilite encontros presenciais e o networking entre gerentes, técnicos e operadores. As sessões de trabalho incluem a troca de experiências entre os participantes, moderado por comunicadores, bem como treinamentos específicos e acompanhamento de especialistas ao longo de um ano no processo de elaboração de Planos de Gestão de Perdas de Água e Energia.
Ao todo, serão 13 municípios participantes, além de Piracicaba também foram selecionados Leme, Araraquara, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Araras, Indaiatuba, Valinhos, Atibaia, Cerquilho, Louveira, Vinhedo e Mogi Mirim.
Serviço: Rede de Aprendizagem em Gestão de Perdas de Água e Energia Elétrica
Data: 16/02/2017
Local: Auditório Museu Da Água
Endereço: avenida Beira Rio, 448 - Piracicaba
Horário: 8h30 às 17h
Texto: Débora Laranjeira
Foto: Júnior Bonfatti