Essa é a segunda equipe que recebeu certificados pela Semad
A Secretaria Municipal de Administração (Semad) promoveu nesta terça-feira, 05, a entrega de 12 certificados aos funcionários do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) que participaram da segunda equipe do curso PDL–Programa de Desenvolvimento de Lideranças.
O grupo com 12 participantes do Semae, se destacou pela abertura para mudanças, para novos modelos de gestão, sempre com foco em aperfeiçoamento voltado para resultados cada vez com mais qualidade e eficiência.
O programa da administração municipal tem como objetivo incentivar, desenvolver habilidades comportamentais e aplicar técnicas aos funcionários que ocupam cargos de liderança para que promovam equipes de trabalho coesas, motivadas e satisfeitas.
O secretário municipal de Administração, Erotides Gil Bosshard, explicou que a proposta é valorizar o servidor. "Objetivo é que nossas lideranças sejam espelho e proporcione ao seu cliente, ou seja, a população, o melhor dos serviços públicos. O foco é a liderança, o relacionamento pessoal e o desenvolvimento interno para que as lideranças e subordinados se compreendam".
“Precisamos sempre qualificar para melhor interação da chefia com os funcionários. O diálogo melhora o tratamento e evita falhas, é necessária perspicácia para saber escutar sem perder a autoridade, isso faz com que o grupo trabalhe em conjunto, sempre olhando para o mesmo objetivo, trazendo assim resultados melhores no ambiente de trabalho”, destacou José Rubens Françoso.
“O curso ministrado pela Coach Eline me ajudou na construção da confiança e segurança para gerir as áreas sob minha responsabilidade de modo mais assertivo. Contribuiu, também, para aumentar minha capacidade de administrar pressão e incerteza de mudanças e, ainda, buscar por melhorias constantes, tanto pessoal, como profissionalmente”, relatou Danielle Pacheco de Souza.
Para Marcos Coelho Prates, um dos participantes, o curso foi profícuo. “A princípio estava receoso, mas foi uma grata surpresa, foi muito frutífero, proporcionou e sanou muitas dúvidas que tínhamos em relação a liderança de pessoas, o aprendizado foi sútil, passamos bons momentos, aprendemos de forma muito positiva”.
Segundo Pedro Alberto Caes, “essa iniciativa muito agregou, receber treinamentos torna o ambiente de trabalho mais fluido. É importante disseminar os conhecimentos para todos os servidores, é um investimento válido”, destacou Caes.
“É uma honra fazer parte dessa equipe e estar presente na história da autarquia. Palestras, cursos e treinamento aprimoram nossa capacidade e este, em específico, nos faz pensar e refletir a maneira que nos relacionamos com as pessoas, buscando compreender cada uma delas e tentar fazê-las nos entender também. É um exercício constante! Como diz a música do Titãs: ‘Queria ter aceitado as pessoas como elas são, cada um sabe a alegria, e a dor que traz no coração’”, declarou João Carlos Marconatto.
A primeira fase do curso possui 10 encontros semanais e o programa aplica técnicas de comunicação, autoconhecimento, inteligência emocional, empatia, relacionamento interpessoal aplicados e acompanhados por um Coaching. A segunda fase possui programação dirigida de acordo com as necessidades do grupo, como por exemplo administração de conflitos, visão sistêmica, avaliação por competências e outros que possam surgir no decorrer dos encontros.