O SEMAE implantou um programa aos seus funcionários com o objetivo de valorizar e conhecer cada um deles, o chamado Programa para Qualidade de Vida (PQV).O SEMAE implantou um programa aos seus funcionários com o objetivo de valorizar e conhecer cada um deles, o chamado Programa para Qualidade de Vida (PQV). A oficialização do PQV aconteceu em 3 de maio deste ano e nessa semana houve uma reunião junto com os representantes dos setores de Recursos Humanos, Administração, Financeiro, Assistência Social, Contabilidade, Jurídico, Compras, Cadastro Técnico, Imprensa, Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMET) e ainda contou com a presença do Presidente da Autarquia, Vlamir Schiavuzzo que aproveitou a oportunidade para explicar sobre o programa.
O PQV vem para unir trabalho e bem-estar, já que de acordo com pesquisas a cada dólar investido em qualidade de vida do funcionário, três são economizados em diminuição de afastamentos ou outros gastos com saúde do trabalhador, além da sensível melhora na qualidade do serviço prestado.
Diante disso, o conceito de qualidade de vida vem de encontro com a necessidade de atender os servidores do funcionalismo público, da atual administração de Piracicaba, ou seja, atender os funcionários do SEMAE.
O programa envolve atividades para o desenvolvimento de ações técnicas para a melhoria da qualidade e quantidade de vida das pessoas, a elaboração de planejamentos e desenvolvimento de novos programas de melhoria e humanização do ambiente de trabalho, a capacitação de cada profissional em sua área e o desenvolvimento humano entre muitos outros investimentos.
Para o funcionamento do programa será necessário a opinião dos trabalhadores, reuniões de planejamentos e acompanhamento, além da observação direta de cada setor junto aos seus funcionários.
A meta é formar agentes capazes de identificar as necessidades e desejos seus e de seus pares e assim transformá-los em projetos viáveis.
Para o presidente da Autarquia, essa idéia é para fazer algo completo que atinja todo o público do SEMAE. "Será algo simples, que deverá ser contínuo, mas antes de qualquer coisa, o importante é acreditar naquilo que estamos fazendo, para que se crie solidez", completa.
Cada grupo deverá trabalhar, ter habilidades e principalmente unidade para que as diretrizes já traçadas possam acontecer.
Na oportunidade de traçar novas diretrizes ao programa, os presentes já puderam eleger os 3 coordenadores do PQV, são eles, Alessandro Arino Ghesilli, Encarregado do Setor de Fiscalização e Cadastro Técnico, Dr. Ivo de Paula Toledo Jr, Médico e Karina Lima dos Santos, Diretora Administrativa. Em conjunto eles irão trabalhar para concentrar as informações que serão repassadas a cada setor nas futuras reuniões.
E como o programa já foi oficializado, alguns resultados já foram positivos, como o caso do número de acidentes que ocorrem por mês durante o trabalho.
De acordo com o levantamento das estatísticas feitas pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, são 114 acidentes por ano ou 10,8 acidentes para o ano de 2006 e 7,75 para 2007, levando em consideração que o SEMAE tem 525 funcionários, já a comparação do número total de acidentes no mês de abril desse ano comparado com o ano anterior, vem diminuindo, como mostra o quadro abaixo.
2006
|
15
acidentes |
Mês de Abril
|
2007
|
04
acidentes |
Mês de Abril
|
E as estatísticas devem continuar, os próximos passos serão realizadas pesquisas com os casos de hipertensão, diabetes, colesterol e outros problemas.
Além disso, uma sala será disponibilizada para a inclusão digital aos funcionários do SEMAE que estudam, precisam fazer pesquisas para a faculdade e também para aqueles que querem um pouco de diversão na Internet, desde que seja com responsabilidade.
Para finalizar, o PQV é o programa ideal para o funcionalismo público, onde todos trabalham por um só objetivo e sempre em um ambiente confortável, em condições ideais e com satisfação e realização profissional.
Assessoria de Imprensa SEMAE
Roberta Migliolo
MTB 45867
23/05/07