Distúrbios do sono: mais uma palestra aos funcionários do Semae
Aconteceu hoje (05) dentro do Ciclo de Palestras organizado pelo PQV – Programa para Qualidade de Vida aos funcionários do Semae, a palestra Distúrbios do Sono.
Aconteceu hoje (05) dentro do Ciclo de Palestras organizado pelo PQV – Programa para Qualidade de Vida aos funcionários do Semae, a palestra "Distúrbios do Sono", com a profissional Marianne Avanci, do SEST/SENAT. As fases do sono, sua função, a quantidade diária de sono que necessitamos e diversos outros aspectos foram abordados.
O sono é considerado um estado comportamental, gerada por regiões específicas do cérebro, que se caracteriza por desligamento reversível da percepção do ambiente, diminuição do estado de consciência e diminuição da resposta a estímulos externos e internos. O sono segue um ciclo sono-vigília, ajustado em 24 horas pelo nosso relógio biológico. Nos seres humanos este ciclo caracteriza-se em manter as atividades durante o dia e o repouso à noite. Todas funções são reguladas por dois hormônios, a melatonina e o cortisol, como explicou a palestrante.
Também foi discutido os fatores prejudiciais ao sono, como o fumo, cafeinados e alcoólicos, já que são estimulantes e possivelmente impedem que as pessoas sintam sono, sem esquecer dos medicamentos, que criam dependência no seres humanos e depois de algum tempo, não conseguem dormir sem antes ingerir o remédio. Fatores como estresse, ambientes com muito ruídos, claridade, temperatura e sedentarismo também prejudicam o bom sono.
Um alerta, em especial aos motoristas, foi feito pela palestrante. Marianne disse que esses profissionais sofrem com as exigências e pressões das indústrias e prestadoras de serviços, alterando totalmente sua rotina, pois muitas vezes, trabalham em turnos diferentes, com horários alternados em função dos itinerários de viagens, o que prejudica com certeza, a saúde desses profissionais, ocasionando privação crônica do sono, fadiga mental, irritabilidade e diminuição do desempenho profissional.
O que podemos fazer para melhorar a qualidade do sono?
Confira as dicas da palestrante Marianne Avanci:
Dormir num ambiente escuro e silencioso;
Não dormir com fome, mas evitar refeições pesadas antes do sono;
Fazer meditação e
Praticar exercícios físicos durante o dia ajudam na hora de dormir.
Assessoria de Imprensa SEMAE
Roberta Migliolo MTB: 45.867
Colaboradora: Ivana Marisa Altafin
05/09/07