Um balanço das ações desde 2005.
O presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo participou ontem (30) do programa "Bom Dia Cidade", da Rádio Educativa FM. Uma conversa descontraída com o apresentador Xilmar Ulisses e com os ouvintes da rádio, que enviaram suas perguntas e o presidente fez um balanço da sua administração. Schiavuzzo falou sobre a qualidade e o abastecimento da água na cidade, que além de Piracicaba pagar uma das menores taxas, se comparado com cidades da região, a qualidade vem se mantendo.
Quando assumiu a presidência do Semae, no final de 2005, recebeu responsabilidades do prefeito Barjas Negri (PSDB), como melhorar a distribuição de água e tratamento de esgoto, "missão que venho cumprindo com muita dedicação", explicou ele.
E se tratando de água, cinco novos reservatórios foram construídos para que pudesse acompanhar o crescimento de Piracicaba. Com a entrega dos reservatórios (Boa Esperança, Dois Córregos, Paulicéia, XV de Novembro e Kobayat-Líbano) em 2006, 140 mil moradores foram beneficiados. "Estamos garantindo água e acompanhando o crescimento da população", afirmou o presidente.
Foi questionado ao entrevistador sobre "O Plano de Combate às Perdas", na qual os trabalhos de geofonamento estão ocorrendo na cidade. O geofonamento detecta vazamentos de água não visíveis e em seguida, os reparos são realizados pelos técnicos do Semae. Mais de 230 km já foram percorridos e foram encontrados cerca de 300 vazamentos, os quais já estão sendo consertados. Com esse trabalho, as perdas físicas (vazamentos, reservatório que extravasa, lavagem de filtro, descarga de rede) podem diminuir para 16%.
Sem esquecer da campanha "ÁGUA PARA TODOS" sobre o uso racional da água, lançada no mês passado, o presidente comemora: "a campanha foi bem aceita pelas pessoas, os números revelam". Em julho, o volume médio diário de água distribuída aumentou significativamente, 132 milhões de litros de água; em agosto, 138 milhões de litros de água; em setembro, 142 milhões de litros de água foram distribuídas e depois de lançada a campanha, a população entendeu as maneiras adequadas para a utilização da água e hoje o volume médio diário de água distribuída é de 138 milhões de litros de água", finalizou.
E com relação ao atendimento à população, Schiavuzzo lembrou que os consumidores podem entrar em contato direto com a Central de Atendimento pelos telefones 115 ou 3411-1195/ 9612. Um espaço para reclamações, sugestões e solicitações aos Piracicabanos, que também podem contar com a página da internet (www.semaepiracicaba.org.br) da autarquia que foi reformulada e oferece serviços imediatos, como impressão de 2º via de fatura, solicitação de alteração de nome do consumidor, ligação de água e esgoto, entre outros serviços.
Assessoria de Imprensa SEMAE
Roberta Migliolo
MT: 45.867
31/10/07