accessible

Notícias - Últimas.

Semae entrega mais uma ETE


Nova estação de tratamento de esgoto atenderá 5.000 habitantes.

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) por meio de convênio firmado com a empresa Dedini S/A Indústrias de Base concluiu a construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Bartira – Tupi que já está funcionando.

O protocolo de intenções entre as partes, visa a doação de equipamentos por parte da Dedini para instalação da planta de tratamento anaeróbio e aeróbio do esgoto urbano que já está sendo coletado nos bairros de Tupi e no Jardim Bartira. 

A autarquia executou a construção civil, a parte elétrica do local e cuida da manutenção dos equipamentos, enquanto a Dedini investe em tecnologia e montagem. 

A ETE Tupi foi projetada para beneficiar cinco mil moradores, com uma eficiência de remoção da carga orgânica de 95% e uma vazão de 42 mil litros de esgoto por hora. Com mais essa estação, o Semae continua cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, acordo que faz parte do Plano Diretor de Esgoto da cidade. 

A nova estação de tratamento de esgoto de modelo holandês, conta com tecnologia de ponta e pessoal técnico especializado para a fabricação e instalação para os tratamentos anaeróbio e aeróbio de efluentes industriais e domésticos. Com o processo integrado de tratamento, o gás sulfídrico, que causa o mau cheiro, é confinado em um dos reatores e garante conforto aos moradores próximos à estação.

Tratar e coletar o esgoto de mais cinco mil pessoas, significa mais qualidade nas águas dos Rios Piracicaba e Corumbataí. “A autarquia caminha a passos largos para que toda a cidade tenha seu esgoto coletado e tratado, acabando com a poluição dos córregos, ribeirões e do Rio Piracicaba”, completa Vlamir Shiavuzzo, presidente do Semae. 

OBRA ETE TUPI

Processo integrado com sistema anaeróbio e aeróbio (Reator “UBOX”)

Benefício para cinco mil pessoas

Vazão de 42 m³/h (11,66 L/seg)

Eficiência de remoção da carga orgânica de 95% (DBO)

Tecnologia holandesa (Paques Water System)

 

 

Estações de Tratamento de Esgoto em Piracicaba

Piracicaba conta atualmente com 26 estações de tratamento de esgoto em operação, o que atende a legislação ambiental vigente. Confira abaixo cada uma das ETEs:

Anhumas, Cecap, Chácaras Unidas, Curtume, Engenho, Ibitiruna, Jupiá II, Lago Azul, Piracicamirim, Santa Inês II, Santa Olímpia, Santa Olímpia II, Santa Silvia, Santana I, Santana II, Santana III, Santana IV, Santana V, Santana VI, Santana VII, São Jorge, Tanquinho, Tupi, Vale do Sol I, Vale do Sol II e Vila Belém. 

Esse ano, a cidade ainda ganhará mais uma estação de tratamento de esgoto. A ETE Ponte do Caixão está sendo construída e em operação, passará a tratar 70% do esgoto total da cidade. 

Atualmente, Piracicaba trata 36% do esgoto produzido e com a nova ETE, serão mais 34% de esgoto tratado. Como demostra os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2007, se compararmos Piracicaba com outras cidades do estado que possuem mais de 250 mil habitantes, no ranking de tratamento de esgoto, a cidade passará do 14º lugar para o 8º, o que demostra mais qualidade de vida à população.

Assessoria de Imprensa SEMAE
Roberta Migliolo - MTB: 45.867
26/04/08

 

 

 

 



28/04/08 13:52 - THIAGO DIORIO