accessible

Notícias - Últimas.

Projeto Social “Guardiões da Água” do Semae prossegue com atividades


O projeto de trabalho socioambiental realizado pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) prossegue com suas atividades até final de 2013. Por meio da Caixa Econômica Federal o programa Serviços Urbanos de Água e Esgoto, na modalidade Saneamento Integrado, compreende a ampliação e reforma da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Capim Fino 1ª etapa.

O projeto é voltado à comunidade, visando a conscientização da população mais jovem quanto ao uso racional da água, proteção dos mananciais, uso adequado da infra estrutura de esgoto e a disposição correta dos resíduos e acompanhamento da obra física, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável, além de formar agentes educadores nas comunidades; capacitar a comunidade para geração de renda, através de cursos e oficinas e também articular parcerias com instituições públicas e privadas que atuem na área.

As atividades previstas no projeto são: promoção de palestrar de educação ambiental em escolas e durantes as oficinas ministradas; realização de oficinas de eco sabão incentivando a coleta e reutilização do óleo de cozinha; integrar e realizar ações socioambientais com crianças por meio de apresentações de peças teatrais, visitas monitoradas à ETA Capim Fino e ao Museu da Água; realizar curso de instalador hidráulico proporcionando um oficio; reuniões com os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); finalizando com avaliação da obra junto com parceiros, comunidade e grupos.

O projeto teve início de maio de 2012, e diversas ações já foram finalizadas, como o curso de instalador hidráulico, que foi dividido em três dias

O Guardiões da Água é realizado por meio de processo educativo e de geração de renda atingindo toda a comunidade e tem como parceiros a SEMDES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação. Todos os encontros com os parceiros são formalizados e relatórios mensais são enviados à Caixa Econômica Federal.

As ações do projeto são desenvolvidas em bairro pertencentes à bacia hidrográfica formadora do Rio Corumbataí e próximos à ETA, como o Jardim Gilda, Santa Teresinha, Parque das Indústrias, Parque Orlanda, Bosques do Lenheiro, Parque São Jorge, Vila Fátima, Monte Rey, Mario Dedini, Parque Piracicaba, Vila Sônia e Santa Rosa.

No final da execução do projeto será realizada uma reunião com a participação da equipe técnica, os líderes da comunidade e representantes da Caixa Econômica para avaliação final do resultados.

Obra ETA Capim Fino

A obra da Eta consiste na ampliação e reforma da estação, aumentando a capacidade de tratamento composto por mistura rápida, floculador e decantador, unidades de filtração, casa de química, unidade de pré oxidação reforma de módulos e tratamento e filtros. A unidade foi inaugurada em 1982, e é responsável pelo tratamento de 80% de água que abastece Piracicaba. Atualmente trata 1.350 litros por segundo, após a conclusão será de 2 mil litros por segundo captados do Rio Corumbataí. Além de aumentar a capacidade de tratamento também irá modernizar o sistema. Com investimento de aproximadamente R$ 17 milhões, a obra é financiada pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).


site.jpg

27/08/13 14:41 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA