accessible

Notícias - Últimas.

Ártemis já conta com tratamento de esgoto


O presidente do Semae- Serviço Municipal de Água e Esgoto, Vlamir Schiavuzzo, visitou ontem, dia 15, a Estação de Tratamento de Esgoto Ártemis, que está em operação e tratando o esgoto de mais de 2.500 mil moradores do Distrito de Ártemis.

“Com mais esta Estação de Tratamento, estamos finalizando mais uma etapa, rumo ao compromisso de tratar 100% do esgoto de Piracicaba”, disse o presidente.

Acompanhado do diretor da empresa Água do Mirante Jorge Amin, Schiavuzzo vistoriou as instalações da nova ETE Ártemis, que faz parte do Projeto Rede 100%. A Estação de Tratamento de Esgoto compacta existente no Distrito de Ártemis foi colocada em operação pela Águas do Mirante no dia 12 de maio. Com capacidade de atendimento a 2.500 mil habitantes, a ETE opera pelo sistema de lodos ativados com aeração prolongada, ou seja, sem a geração de odor e com eficiência estimada dentro dos limites da legislação. Esta ETE foi concluída pela empresa Gino Bolognesi Participações paralelamente ao loteamento Terras de Ártemis, e foi entregue a autarquia e automaticamente foi anexada ao sistema de esgotamento do Distrito.

Dando continuidade ao cronograma, o Semae, por meio da empresa contratada Águas do Mirante, está investindo na ampliação do novo Sistema Ártemis, que faz parte do Programa Piracicaba Rede 100%, uma parceria da Prefeitura Municipal/Semae e Águas do Mirante que compreende todo investimento realizado no esgotamento sanitário do município com o objetivo de elevar o índice de tratamento de esgoto a 100%. Com a finalização das obras do novo Sistema Ártemis, uma nova ETE substituirá a atual e será possível, então, atender toda a população da região, totalizando cerca de 10.000 habitantes. A previsão de conclusão das obras que englobam o novo Sistema Ártemis é para junho deste ano.

 

Sobre o Programa Piracicaba Rede 100%

 

Uma parceria da Prefeitura Municipal/Semae e Águas do Mirante, o Programa Piracicaba Rede 100% aborda os investimentos e esforços no sistema de esgotamento sanitário com o objetivo de elevar o índice de tratamento de esgoto e devolvendo-o limpo à natureza, preservando assim o rio Piracicaba. Isso significa mais saúde, qualidade de vida e mais respeito ao nosso rio. Interceptores, estações elevatórias de esgoto, estações de tratamento de esgoto, linhas de recalque, ampliação da rede coletora de esgoto são alguns dos investimentos realizados no município em benefício a mais de 180 mil habitantes.

As obras que integram o Programa Piracicaba Rede 100% são:

Construção da Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista: principal obra para atingir a universalização.

Implantação de 22 quilômetros de interceptores e coletores à margem direita e também à margem esquerda do rio Piracicaba

Construção da Estação de Tratamento de Esgoto Ártemis

Construção da Estação de Tratamento de Esgoto Anhumas

Construção de 15 Estações Elevatórias de Esgoto Ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto Piracicamirim e Capim Fino

 

O Programa Piracicaba Rede 100% vai além da execução de obras no sistema de esgotamento sanitário do município. Tendo em vista a interferências necessárias para a realização das obras a empresa desenvolveu um extenso programa de ações junto à comunidade local. As atividades, previstas para iniciarem a partir do segundo semestre de 2014 foram programadas para diversos públicos. “Estamos programando várias atividades como, por exemplo, concurso de fotografia, oficinas de teatro, arrastão ecológico, ciclo de palestras, cursos para cultivo de hortaliças, empreendedorismo entre outras ações que envolvem inclusive professores e lideranças comunitárias”, afirma o presidente da Águas do Mirante.

 



19/05/14 16:50 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA