O Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba) realiza, no próximo dia 14/11, sexta-feira, véspera de feriado da Proclamação da República, a eleição para conselheiros deliberativos do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social). O pleito para a Gestão 2026/2028 será na sede do Ipasp na avenida Dr. Paulo de Moraes, nº 266, no bairro Castelinho, das 8h às 17h, e somente podem participar do processo de escolha de conselheiros deliberativos, os segurados municipais estatutários ativos e inativos que estão regulares com o Instituto. E para votar, os servidores ativos e inativos devem apresentar um documento com foto, para identificação, no dia e local da votação.
Concorrem como conselheiros deliberativos, os seguintes servidores municipais estatutários: Andre Chiarini Monteiro, Adriana Gallina Paes Mascarim, Ermelinda de Fátima Vicentin Esteves, Gisson Amorim Costa, Husani Isaque Roza de Lima Toledo e Valéria Dias da Silva.
Neste ano, o processo eleitoral será apenas para o Conselho Deliberativo. Conforme a Lei n° 10.360, de 15 de setembro de 2025, que introduz alterações à Lei n° 2.840/1987 que “dispõe sobre a estrutura administrativa do Ipasp, reorganiza os seus serviços e o seu respectivo quadro administrativo e dá outras providências”, a escolha para a presidência passa a ser indicação do poder Executivo.
CONSELHO DELIBERATIVO
Conforme as exigências, somente puderam se inscrever para concorrer ao processo eleitoral do Conselho Deliberativo, servidores públicos titulares de cargo de provimento efetivo, contratados sob o regime estatutário com, no mínimo, três anos de efetivo exercício no serviço público do município de Piracicaba ou servidores públicos municipais inativos vinculados ao Ipasp. “Outra exigência, é a graduação de nível superior do comprovante de escolaridade. E não pôde se inscrever, o segurado que não está rigorosamente em dia com suas contribuições com o Ipasp”, explica Antonio Carlos Schiavon, o Carlinhos, presidente do Ipasp.
GESTÃO PREVIDENCIÁRIA
Atualmente, o Ipasp enquanto RPPS faz a gestão previdenciária estimativa de mais de 4.280 servidores estatutários, que são funcionários da Prefeitura de Piracicaba, do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e da Câmara de Vereadores. São beneficiários do Instituto, 2.490 aposentados e 637 pensionistas.
Em 2025, após auditoria de supervisão, o Ipasp alcançou a certificação do Nível III da Pró-Gestão de RPPS. O instituto foi aprovado em 22 dos 24 itens exigidos para o Nível III – ao todo são quatro níveis –, o que determina a partir de agora avaliação anual do instituto para manutenção ou avanço na certificação. “Os servidores do Ipasp colaboram para que o Instituto se mantenha esse patamar. O trabalho desenvolvido pelos servidores do Instituto, na gestão dos recursos previdenciários, faz com que o Ipasp se destaque ainda mais no cenário econômico e de investimentos, alcançando melhores condições nas aplicações financeiras, garantindo segurança financeira nos pagamentos de pensões e aposentadorias futuras”, analisa o presidente do Ipasp.