accessible

Notícias - Últimas.

ÁGUA PARA TODOS: A campanha que funcionou


A campanha ÁGUA PARA TODOS foi bem aceita pela população.

A campanha ÁGUA PARA TODOS foi bem aceita pela população. Lançada em meados de setembro pelo Semae através de vídeos educativos, folhetos informativos, matérias nos jornais da cidade, spots nas rádios e ainda em parceria com a Secretária de Educação, que continua trabalhando com os alunos na importância de preservar e cuidar da água, os cidadãos piracicabanos aderiram a campanha, como mostram os números do quadro abaixo.

 

Mês

Volume médio de água distribuído por dia

%

Julho/ 2007

132.213 m³

-

Agosto/ 2007

138.193 m³

4,50 %

Setembro/ 2007

142.924 m³

3,40 %

Outubro/ 2007

138.000 m³

3,45 %

Perceba que em setembro o consumo diário de água era de quase 143 milhões de litros e depois de lançada a campanha ÁGUA PARA TODOS, esse consumo diminuiu 3,45%. A média ideal de consumo diário foi mantida, a expectativa nessa época do ano, era que o consumo fosse de aproximadamente 140 milhões de litros de água, conforme previa o Departamento de Operação e Manutenção e de Produção de Água da autarquia.

 

Mesmo com o calor intenso e com poucas chuvas na cidade, a autarquia não deixou de abastecer à população e não foi preciso fazer racionamento, mas é importante que todos continuem adotando os critérios de bom uso da água, "o que reflete diretamente no bolso de cada um e no bem que fazemos para o meio ambiente, afinal, todos precisam de água", esclarece o presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo.

 

E como cidadãos conscientes, a missão ainda e sempre é colaborar e continuar usando a água de maneira racional, portanto, o Semae continua trabalhando na campanha e conta com o apoio da população.

 

Confira as dicas para usar a água racionalmente:

 

 

Ao escovar os dentes, FECHE A TORNEIRA

 

 

NÃO JOGUE LIXO no vaso sanitário

 

 

NÃO LAVE A CALÇADA, varra a sujeira

 

 

Não lave o carro com a MANGUEIRA, USE O BALDE

 

 

Não fique horas no banho e FECHE O REGISTRO para se ensaboar

 

 

Não desperdice nenhuma gota d’água. Preserve o que é SEU!

ÁGUA PARA TODOS! Uma campanha do Semae.

 

Geofonamento

 

Para combater as perdas físicas, a autarquia também está trabalhando forte para detectar os vazamentos não visíveis, percorrendo aproximadamente 1.000 km de extensão de rede de abastecimento de água na cidade. A previsão desse trabalho é recuperar as perdas físicas de 28 para 16%, gerando uma economia de R$ 251 mil reais por mês (em energia e produtos químicos) e ainda melhorará a pressão d’água em bairros com baixa pressão.

Até o mês de outubro, foram percorridos mais de 230 km a procura de vazamentos não visíveis nas ruas de Piracicaba, e foram encontrados cerca de 300 vazamentos que já estão sendo reparados pela equipe responsável do Semae. 

Assessoria de Imprensa SEMAE
Roberta Migliolo
MTB: 45.867
31/10/07



31/10/07 16:38 - THIAGO DIORIO